Presidência

Vila Herdeiros recebeu o Câmara na Comunidade

Vereadores verificaram problemas causados por chuvas na Vila Herdeiros Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereadores verificaram problemas causados por chuvas na Vila Herdeiros Foto: Elson Sempé Pedroso

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavendon (PT), acompanhada pelos vereadores Adeli Sell (PT) e Toni Proença (PPS), visitou na manhã de sexta-feira (28/1), a Vila Herdeiros, no bairro Agronomia. A comunidade enfrenta dificuldades devido as constantes enchentes causadas pelo transbordamento da barragem Saint Hilaire. A presidente da Casa reuniu-se no local com agentes do Demhab, DMLU e moradores, quando discutiram algumas propostas para resolver a situação que, segundo os residentes, é insuportável.

Desde a primeira grande enchente, como Luiz Paraguaçu, líder comunitário, chama, ocorrida em 2 de maio de 2008, os moradores têm medo toda vez que ocorre uma precipitação. “A barragem transborda para o valão que corre por de trás da Av. João Antonio Lopes, rua principal da comunidade, e como está sempre cheio de lixo e escombros das casas demolidas por outras enchentes, acaba não escoando”, afirma Luiz. Maria Iracema dos Santos Ferreira, antiga moradora que perdeu a casa e hoje mora com aluguel do Demhab também reclama: “quando chove um pouco mais que o normal, a água chega até a janela”.

O valão, conforme Sofia, é, além de um foco de doenças - como a dengue -, um risco para os moradores que transitam por sua margem. “A erosão já recuou cerca de três metros desde sua construção, sendo um perigo para as crianças que brincam a sua volta. Também para atravessar para o lado da barragem, os moradores da comunidade precisam passar por pontes precárias, que eles mesmos construiram com os madeira dos eucaliptos da região”, enfatiza a vereadora.

Para os vereadores, o mais importante é tratar dos problemas urgentes e pensar em soluções para o futuro. No encontro os representantes do Demhab propuseram a retirada dos moradores das áreas de maior risco, levando-os para lugares seguros ou pagando indenizações.

Outra questão importante foi o comprometimento dos agentes do DMLU com a retirada de boa parte do lixo e entulho do valão. Para a presidente da Câmara, com as ações, espera-se então que as enchentes diminuam, e devolva  a tranquilidade aos moradores que imploram por isso há tempos, com faixas como: “não esqueçam de nós” ou “existe no mapa este lugar?” hasteadas na entrada da avenida principal.

A proposta dos vereadores é de que a Vila Herdeiros exista e que seja exemplo de comunidade. “Nós vamos trabalhar juntos e vamos mudar esta situação”, afirmou Sofia.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência