Comissões

Vilas Dique e Nazareth serão reassentadas em locais diferentes

Local para a Vila Dique está sendo preparado Foto: Pedro Revillion
Local para a Vila Dique está sendo preparado Foto: Pedro Revillion

Apenas a comunidade da Vila Dique será reassentada na área localizada na Avenida Bernardino Silveira Amorim, no Bairro Porto Seco, Zona Norte da Capital. As famílias da Vila Nazareth deverão ganhar outro local. A informação foi dada pelo líderes comunitários da Vila Dique, Paulo Cesar Correa e Enedina Espindola, durante visita feita ao local, nesta terça-feira (7/4) à tarde, pelos vereadores Waldir Canal (PRB) e Alceu Brasinha (PTB), ambos da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A informação foi confirmada pelo agente comunitário da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Ronie Gomes, que também estava presente ao local juntamente com integrantes do Centro Administrativo Regional (CAR) daquela região.

Está prevista a construção de 1,5 mil casas na área da Bernardino Silveira Amorim. Segundo Paulo Cesar Correa, 1.248 famílias da Vila Dique estão cadastradas, há cinco anos, pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para serem reassentadas. "Mas, neste período, as famílias já aumentaram, e mais gente deverá vir para cá", disse o líder comunitário. Segundo Correa e Enedina, os moradores da Nazareth teriam solicitado ao Demhab para não serem reassentados no mesmo local das famílias da Dique.

O engenheiro responsável pelas obras, Alexandre Boretto, se negou a receber os vereadores, alegando que a visita só poderia ser feita com a presença de representantes do Demhab. Lembrando que o Demhab havia sido convidado para a visita, o presidente da Cuthab, vereador Waldir Canal (PRB), lamentou a ausência de representantes do órgão: "A visita ficou prejudicada, pois não foi possível fiscalizar o andamento das obras e o cumprimento dos prazos."

O presidente da Cuthab convidou a comunidade da Dique a participar de reunião sobre o tema na Câmara, mas os líderes comunitários alegaram ser desnecessária "neste momento". Segundo Enedina, o cronograma das obras estaria bem organizado, e o Demhab teria sido receptivo às reivindicações das famílias. "Temos inclusive um engenheiro contratado pela comunidade para acompanhar as obras", informou Enedina. "A Comissão tem função fiscalizadora a cumprir, não queremos conflito com o Demhab", esclareceu Canal.

O espaço escolhido pelo Demhab para reassentar as famílias da Vila Dique tem área total de 209 mil metros quadrados. O loteamento deverá contar com creche, escola, posto de saúde, unidade de triagem e reciclagem, praças e associação de moradores. Os reassentamentos das Vilas Dique e Nazareth, projetados pela prefeitura, viabilizarão a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Projeto da Infraero prevê o aumento da pista em 920 metros no sentido leste, passando dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Vereadoeres fiscalizam obras para reassentamento da Dique