Presidência

Zacher fala sobre bullying em Semana dos Direitos Humanos

Presidente proferiu palestra na UFCSPA Foto: Jonathan Heckler
Presidente proferiu palestra na UFCSPA Foto: Jonathan Heckler

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), participou, na manhã desta sexta-feira (14/9), da II Semana de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Dentro do Programa de  Enfrentamento à Violência, o evento abordou temas como violência escolar e contra a mulher. Zacher falou sobre as motivações para defender ações públicas contra a prática de bullying

Há dois anos, o presidente apresentou o projeto de lei para o estabelecimento de ações do Executivo municipal contra o bullying que previnam a humilhação e a violência entre colegas de escola. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara e sancionado pelo prefeito. O vereador disse que, para criar sua proposta, baseou-se em estudo técnico do sociólogo Marcos Rolim, que, através de pesquisa na Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, da Zona Sul, concluiu que 47% dos jovens alunos do Ensino Fundamental já foram vítimas de bullying.

Para acabar com ações como disseminação de fofocas, boatos e agressões físicas e psicológicas – atitudes consideradas bullying –, a lei prevê o desenvolvimento de planos locais para a prevenção e o combate à prática nas escolas, com a capacitação de docentes e equipes pedagógicas de diagnóstico do problema. Entre as sugestões ao Executivo, estão maior divulgação sobre o bullying, diagnóstivo de ocorrências, estabelecimento de comissão multidisciplinar para tratar do tema na escola, monitoramento e diversificação de oportunidades para queixas, regras claras em novo regime escolar e justiça restaurativa.

 Conforme Zacher, o objetivo da lei contra o bullying "é estimular investimento em ações que ajudem a acabar com uma cultura escolar que permite práticas tais como ameaças e agressões físicas como bater e socar, submissão do outro, pela força, à condição humilhante, destruição proposital de bens alheios, insultos ou atribuição de apelidos vergonhosos ou humilhantes, comentários racistas, homofóbicos ou intolerantes quanto às diferenças econômico-sociais, físicas, culturais, morais e religiosas".

Após a participação do presidente da Câmara no evento, o professor e especialista no assunto Pedrinho Guaresci proferiu palestrou, estimulando a reflexão sobre o questionamento "Nós não somos a causa do bullying?".

A II Semana de Direitos Humanos da UFCSPA, realizada em parceria com o Diretório Central do Estudantes (DCE) e com o Programa de Enfrentamento à Violência, ocorrerá até este sábado (15/9), com o Fórum Direitos Humanos, Saúde e Violência no Ciclo da Vida.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)