Acordo suspende despejo no Loteamento do Bosque
O despejo de 104 famílias que ocupam o Loteamento do Bosque, previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (3/11), está suspenso por 14 meses. O acerto aconteceu hoje (1/11) em reunião na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro reuniu moradores e a direção do Demhab. A suspensão do despejo foi anunciada pelo próprio diretor presidente do órgão, Humberto Goulart. Conforme ele, será feito um termo pelo órgão, a ser entregue ainda hoje à Justiça, solicitando a suspensão da retirada das famílias.
A decisão anunciada nesta terça-feira beneficia famílias que ocupam desde janeiro uma área do loteamento. Conforme a Prefeitura, o local ocupado está destinado a um posto de saúde e a uma escola do Loteamento do Bosque, localizado no bairro Rubem Berta.
O Demhab informou, porém, que, passado o prazo acertado hoje, as famílias terão de deixar o local. Neste período, os ocupantes deverão formar uma cooperativa que negociará com a Prefeitura uma nova área para reassentamento das famílias.
"Conseguimos um acordo que vai dar tranquilidade às famílias. É uma grande vitória da comunidade. E a Cuthab se sente orgulhosa em ter intermediado este acordo", observou o presidente da comissão, vereador Pedro Ruas (PSOL). Também participaram da reunião os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Engenheiro Comassetto (PT) e Luciano Marcantônio (PDT).
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)