Plenária do Estudante

Alunos do Pastor Dohms criam oito projetos para a Capital

Adolescentes atuam como vereadores Foto: Eduarda Amorim
Adolescentes atuam como vereadores Foto: Eduarda Amorim

A Sessão Plenária do Estudante da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (9/8) contou com a participação de 16 alunos do 9º ano do Centro de Ensino Pastor Dohms, que criaram oito projetos de melhorias para a cidade. Realizada no Plenário Ana Terra, a atividade envolveu palestra sobre o papel do poder Legislativo, debate e votação das propostas, além de visita orientada a espaços da Câmara, como o Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores estavam reunidos.
 
Os adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, apresentaram projetos para as as áreas de cultura, saúde, segurança, meio ambiente, transporte coletivo, formação profissional, direitos humanos e lazer. Entre eles, estão a criação de um disque-denúncia contra a poluição, a instalação de câmeras em ônibus e lotações, a implantação de cursos profissionalizantes nas escolas e transformação de prédios públicos vazios em abrigos.

As propostas

- Criar uma carteirinha cultural que conceda descontos de 20% a 40% em eventos e espaços culturais para pessoas com renda inferior a quatro salários mínimos. De Ana Vitória da Luz Frasca e Christopher Röpke Costa.

- Ampliar os hospitais públicos e a capacidade de atendimento, disponibilizando mais leitos e equipamentos e qualificando os profissionais. Mais investimentos na saúde, já que é um direito de todos. De Estêvão Pedro Luiz Kirzekotoski da Gama Filho e Gabriel Silva Oliveira.

- Instalar câmeras de segurança em ônibus e locais públicos e estabelecer rotas estratégicas da polícia entre escolas e monumentos, para evitar assaltos e vandalismo. De Giulia Moura Perinazzo e Guilherme Luís Madalosso Abbud.

- Colocar duas câmeras de vigilância em ônibus e lotações e um guarda com treinamento adequado em cada veículo para garantir a segurança dos usuários. Manter ônibus e lotações limpos. De Jucielle Pereira Torquato e Leonardo Costa Malheiros.

- Criar um disque-denúncia para apontar quem polui o meio ambiente e colocar fiscais em praças e vias movimentadas de Porto Alegre para impedir que as pessoas joguem lixo nas ruas. De Ivan Gabrijelcic e João Francisco Hessel Machado.

- Oferecer, nas escolas, cursos profissionalizantes no turno inverso das aulas para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. De Lucas da Fonseca Batista e Luiz Felipe Ramos Desessards.

- Criar casas de apoio para desabrigados em prédios públicos vazios, que oferecerão médicos, professores, alimentação e lazer. De Rafael Lançanova Diniz e Raphaella Poliseni Silveira.

- Construir mais áreas públicas de lazer com segurança, como piscinas, parques de diversão e quadras esportivas nas praças. De Ricardo Kienzle Hagen e Vitor Lopes Franceschini.

Coordenada pelo Memorial da Câmara, a Plenária do Estudante é uma atividade gratuita oferecida às escolas. Podem participar alunos do 8º ano (antiga 7ª série) em diante. Informações e agendamento: (51) 3220-4318 e 3220-4187, de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18 horas.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)