Plenário

Aprovada criação de GT que facilita ajuda voluntária a atingidos por desastres

  • Voluntários ajudaram no mutirão após temporal de janeiro deste ano na Capital
    Voluntários ajudaram após temporal de janeiro deste ano na Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano, com palestra do diretor da oficina de resiliência de Medellín - Colômbia, Santiago Uribe Rocha. na foto, o presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo
    Vereador Cassio Trogildo (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira (13/10), por unanimidade, o projeto de lei que cria o Grupo de Trabalho Não Remunerado. Pela proposta, apresentada pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), o GT será composto por voluntários, pessoas físicas ou jurídicas, que, com o Gabinete de Defesa Civil (Gadec), do Executivo, trabalhará "em prol do restabelecimento do bem-estar social dos atingidos por desastres naturais no município".

O Gadec providenciará o cadastramento e a capacitação dos voluntários e, em caso de acionamento do GT, todos os equipamentos necessários ao desempenho do trabalho de que trata a lei - inclusive os equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme recomendação do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). 

Cassio diz, em sua exposição de motivos, que há uma grande quantidade de pessoas com interesse em ajudar o próximo e colaborar com a cidade, mas sem saber como participar efetivamente desse processo. Como atesta, seu objetivo é instituir mais uma alternativa para "ampliar a possibilidade de ações efetivas em prol da sociedade, para que tenhamos melhor qualidade de vida". A lei entrará em vigor após sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)