Plenário

Aprovada Moção de Repúdio à reforma do Ensino Médio

Vereadora Sofia Cavedon na tribuna
Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Foi aprovado na tarde desta segunda-feira (7/11), com voto contrário do vereador Reginaldo Pujol (DEM), o requerimento da vereadora Sofia Cavedon (PT), que encaminha à Presidência da República, ao Ministério da Educação e demais órgãos relacionados Moção de Repúdio à implantação da reforma do Ensino Médio através de Medida Provisória.

Em sua justificativa, a parlamentar descreve a reformulação proposta pelo Governo Federal como um “desrespeito aos educadores e à comunidade escolar”. “A medida tem um caráter autoritário, que lembra a reforma do ensino da ditadura militar e atropela iniciativas para qualificar o Ensino Médio”, afirma. 

Segundo Sofia, a solução para a crise educacional deve passar por um “amplo diálogo” entre educadores, pesquisadores, pais e estudantes. “Só uma solução democrática, que incorpore as experiências em andamento, será capaz de superar a crise existente e incorporar os jovens que estão fora da escola”, completa a vereadora. 

A moção será encaminhada também para o Conselho Nacional de Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) e Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)