Plenário

Aprovado o amarelo piscante em sinaleiras entre zero e 5 horas

Vereador Bernardino Vendruscolo na tribuna.
Vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quinta-feira (22/12), projeto de lei que determina que semáforos da cidade sejam configurados em sistema de alerta - com luz amarela intermitente - entre a zero e as 5 horas. O projeto aprovado também proíbe a colocação e a operação de radar portátil ou estático em locais em que a sua visibilidade pelos condutores de veículos seja dificultada. A proposta é de autoria do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS).

Em sua exposição de motivos do projeto, o autor afirma que seu objetivo é oferecer, “minimamente, um pouco de prevenção para os condutores de veículos, defendendo e protegendo o cidadão de bem que se torna vítima de criminosos”. Segundo o vereador, “continuará sendo uma teimosia desnecessária exigirmos que, durante a madrugada, um cidadão pare seu automóvel em cruzamentos nos quais, naquele momento, não há fluxo de outros veículos, servindo de presa fácil a assaltantes”.

Caso a proposta seja sancionada, a nova lei entrará em vigor 90 dias após a data de sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)