Presidência

AsperTaxi se reúne com Mauro Pinheiro para falar sobre o Uber

Taxistas são favoráveis a projeto que proíbe transporte remunerado por aplicativos Foto: Josiele Silva
Taxistas são favoráveis a projeto que proíbe transporte remunerado por aplicativos Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Na manhã desta segunda-feira (23/11), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PT), recebeu dirigentes da Associação dos Permissionários Autônomos de Táxi (AsperTaxi). O encontro ocorreu no Salão Nobre Dilamar Machado. O tema da reunião foi a chegada à Capital do aplicativo Uber, que entrou em operação na semana passada. “O Uber não pediu para entrar. Chegaram com o pé na porta. Colocaram carros particulares para um transporte clandestino”, disse o presidente da AsperTaxi, Walter Luiz Rodrigues Barcelos.

Segundo ele, a categoria não é contra a modernidade. “Sempre fomos parceiros das novas tecnologias, basta ver o caso do GPS nos táxis e do Botão de Pânico, que até hoje não funciona direito. Já existem dois aplicativos que são legais e contam, inclusive, com representantes em Porto Alegre, o que não é o caso do Uber”, comentou.

Barcelos também reconheceu que o serviço de táxi precisa melhorar. “O usuário é nosso bem maior. Mas não podemos aceitar que o transporte clandestino comece a operar, pois somos vistoriados rotineiramente e pagamos todas as taxas e impostos que são necessários. Por isso, somos favoráveis ao projeto 145/2015, do vereador Cláudio Janta (SDD)”, acrescentou.

Para discutir a chegada do Uber a Porto Alegre, o presidente Mauro Pinheiro informou à AsperTaxi que agendou uma reunião com vereadores e com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, para a próxima quarta-feira, às 14 horas.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia mais: