Cedecondh

Associação pede novo local para triagem de lixo

Matias (d) quer local para reciclar lixo Foto: Pedro Revillion
Matias (d) quer local para reciclar lixo Foto: Pedro Revillion

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre solicitou hoje (2/6) ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que apresente alternativas de local para instalação de uma unidade de triagem de lixo reciclável para a Associação de Catadores Novo Cidadão. O pedido da comissão foi motivado por reclamação do representante da Novo Cidadão, José Matias. Segundo ele, desde que saiu do Viaduto da Conceição, a associação ficou sem local para trabalhar.

O representante do DMLU, Eduardo Rava de Campos, disse que o departamento vai analisar qualquer sugestão de local que seja apresentada pela associação, Observou, porém, que, desde que a Novo Cidadão saiu do viaduto, teve a oportunidade de trabalhar na unidade de triagem da Arevipa e em outros três locais, mas não aceitou permanecer em nenhum deles. "Problemas internos da própria associação impediram que seus integrantes se adaptassem nestes locais."

Matias reconheceu que a associação, hoje, reúne apenas três dos 12 sócios que atuavam no início e que houve problemas de adaptação dos catadores aos locais sugeridos pelo DMLU. Conforme ele, a desmobilização dos associados aconteceu porque a Novo Cidadão, por não ter local para fazer a triagem, não recebe mais material do DMLU. "Quando funcionávamos embaixo do viaduto, recebíamos oito cargas semanais do DMLU para reciclar."

A reunião foi presidida pela vereadora Juliana Brizola (PDT) e teve a participação dos vereadores Adeli sell (PT), Ervino Besson (PDT) e Toni Proença (PPS).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça:
Catadores do Conceição vão ganhar novo espaço de triagem