Comissões

Banda Municipal reivindica coordenação específica

Vereadores receberam os músicos Foto: Leonardo Contursi
Vereadores receberam os músicos Foto: Leonardo Contursi
Os músicos da Banda Municipal de Porto Alegre reivindicam à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) a criação de uma coordenação específica para o grupo. O assunto voltou a ser tratado pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (6/12) à tarde, com a presença de integrantes da Banda e de representantes do Executivo.

O presidente de honra da Banda Municipal, Edivaldo Souza, disse que, de acordo com decreto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Banda faz parte da Unidade de Música, não estando subordinada a uma Coordenação, como os músicos reivindicam. "Quando a Banda foi fundada, havia uma coordenação. Este ano, ela completou 86 anos de existência, mas não tem nada, falta administração.", disse Souza. Segundo ele, os próprios músicos elaboraram um projeto tratando da estruturação da Banda, que foi enviado à SMC. "O projeto permaneceu um ano na Secretaria, mas nunca recebemos resposta."

O presidente da Cece, vereador Professor Garcia (PMDB), solicitou que os músicos e a SMC aprofundem o diálogo a fim de buscar uma solução para o assunto. Segundo Garcia, a Cece acompanhará as tratativas e, no início do ano que vem, fará uma reunião para verificar se houve avanços.

Souza informou ainda que 54% dos integrantes da Banda Municipal têm nível superior em Música e lamentou que, num orçamento de R$ 40 milhões para a área de cultura no município, não haja investimento na Banda.

O secretário adjunto da SMC, Vinicius Brum, reconheceu a excelência profissional dos músicos da Banda Municipal de Porto Alegre, mas afirmou que, neste momento, a Secretaria considera desnecessária a criação de uma coordenação específica para este grupo, uma vez que a Banda se apresenta quinzenalmente e se reúne duas vezes por semana. Ele também negou que a Banda tenha sido alijada dos projetos da SMC, garantindo que o grupo participa de todos os projetos da Unidade de Música. "A Banda deveria olhar um pouco para si mesma e tentar contornar suas dissenções internas históricas. Do contrário, há muito pouco a fazer.", disse o secretário adjunto. Ele informou ainda que estudos técnicos estão sendo feitos visando à construção de um anexo que abrigue a Banda no Centro Municipal de Cultura. Também participaram da reunião os vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Tarciso Flecha Negra (PSD), Mário Fraga (PDT), DJ Cassiá (PTB), Sofia Cavedon (PT) e Adeli Sell (PT).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)