Câmara comemora 100 anos do Inter e 40 anos do Beira-Rio
A Câmara Municipal de Porto Alegre rendeu homenagem, na noite desta terça-feira (7/4), ao Sport Club Internacional pelo seu centenário e pelos 40 anos do Estádio Gigante da Beira-Rio. A Sessão Solene, proposta pelos vereadores João Pancinha (PMDB) e Dr. Thiago Duarte (PDT), realizou-se no Plenário Otávio Rocha.
Compuseram a mesa o presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), o presidente do Internacional, Vitório Piffero, o Superintendente Geral da Assembléia Legislativa do RS, ex-vereador João Motta, o deputado Luiz Fernando Záchia, o secretário adjunto da Segurança Rubens Edson Pinto, o representante do Tribunal de Justiça do RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, o representante da Procuradoria Geral de Justiça do RS, procurador Ubaldo Licks Flores, o diretor do Fórum de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti e o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira.
Da direção do clube, estiveram presentes o 2º vice-presidente Mário Sérgio Martins da Silva, o presidente do Conselho, Luís Antonio Lopes, o vice-presidente jurídico Luis Dagoberto Paganella, o secretário-geral Alexandre Mussoi Moreira, o vice-presidente do Parque Gigante, Celso Chamun, o vice-presidente de Patrimônio, Emídio Marques Ferreira, o diretor do projeto Genoma Colorado, Antônio Adil de Oliveira Souto, o conselheiro João Antônio Costa.
Após algumas manifestações de vereadores, discursou o presidente do clube, Vitório Piffero, que agradeceu a homenagem e recebeu do presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB) um certificado da Câmara de Vereadores pelos 100 anos do Internacional e 40 anos do Gigante da Beira-Rio. A Sessão Solene foi aberta com o Hino Nacional e encerrada com os hinos do Rio Grande do Sul e do Internacional, o Celeiro de Ases.
Prestigiaram ainda a solenidade os representantes da Secretaria Estadual da Fazenda, Paulo Rogério Silva dos Santos, e da Secretaria Estadual da Educação, Fábio Rosa, o diretor de marketing da Federação Gaúcha de Esportes, Glauco Borges, além dos vereadores Valter Nagelstein (PMDB), João Antonio Dib (PP), Carlos Todeschini (PT), Mauro Pinheiro (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Carlos Comassetto (PT) e Ervino Besson (PDT).
História
O Sport Club Internacional foi fundado em 1909 por um grupo de jovens comerciários que queriam cultuar o futebol e tiveram seu ingresso barrado no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, então com seis anos de existência. De acordo com as informações divulgadas no site do Internacional na web (www.internacional.com.br), "o clube foi criado para brasileiros e estrangeiros, com clara alusão à política discriminatória dos clubes já existentes" na capital gaúcha.
Entre 1909 e 1931, o clube usava as arenas de outros times para realizar seus jogos. O estádio dos Eucaliptos abrigou o clube de 15 de março de 1931 até 6 de abril de 1969, quando foi inaugurado o Gigante da Beira-Rio, construído sobre aterro à beira do Guaíba, na Avenida Padre Cacique, bairro Menino Deus. Sede dos colorados até hoje, o estádio começa agora a sofrer uma série de reformas. Com o projeto Gigante Para Sempre, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Porto Alegre em 29/12/08, o clube pretende modernizar o Beira-Rio para abrigar jogos da Copa do Mundo de 2014.
Carla Kunze (reg. prof. 13515)