Plenário

Câmara destaca 50 anos da Escola Monteiro Lobato

Eizerik cumprimenta Mauro Zacher na homenagem ao Monteiro Lobato Foto: Elson Sempé Pedroso
Eizerik cumprimenta Mauro Zacher na homenagem ao Monteiro Lobato Foto: Elson Sempé Pedroso

Os 50 anos de fundação da Escola Monteiro Lobato foram destacados nesta quinta-feira (20/11) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. O autor da homenagem, vereador Mauro Zacher (PDT), ressaltou a figura do fundador da escola, professor Pinheiro Eizerik, "homem de origem pobre, nascido no Interior do RS, que ingressou no setor de ensino aos 17 anos, como secretário do cursinho Machado de Assis, o Madureza".

Conforme Zacher, o colégio criado em 18 de novembro de 1958 traz em suas raízes três características de seu fundador: garra, empreendedorismo e amor. Lembrou que durante a ditadura, quando os professores contrários ao regime militar eram rejeitados pelas escolas, o Monteiro Lobato era um abrigo seguro para eles. "Hoje a sociedade porto-alegrense presta seu reconhecimento ao Monteiro Lobato. Que as novas gerações levem adiante esta bela história na área da educação."

O diretor administrativo do estabelecimento, Bruno Eizerik, afirmou que a homenagem da Câmara é o reconhecimento de um trabalho árduo e que só existe em função da equipe de professores e de funcionários que integram o Monteiro Lobato. "O que somos hoje é o resultado do trabalho dos que por lá passaram e dos que lá estão. E tudo o que construímos é em função do amor que temos pela educação." A diretora-geral de Ensino da escola, Cíntia Eizerik, também se manifestou agradecendo aos pais, Pinheiro e Berta, fundadores do estabelecimento. E fez uma homenagem aos estudantes lendo na tribuna frases produzidas pelos alunos.

A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Todeschini (PT).

* História da escola

Em 1958, depois de trabalhar em diversos colégios, o professor Pinheiro Wlademirsky Eizerik resolveu criar uma escola, junto com sua esposa, Berta. O objetivo era abrir um lugar onde o aluno tivesse liberdade de questionar, discordar e, principalmente, aprender. Após alguns anos, com a entrada do professor Júlio Rhoden e de sua esposa, Meleinia, como diretores o objetivo da escola se fortaleceu.

Hoje, a Escola Monteiro Lobato é um verdadeiro complexo educacional. Com os cursos de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Pré-vestibular, Informática, Técnico em Enfermagem, Técnico de Informática, Cursos Preparatórios, Educação de Jovens e Adultos a Distância e Informática Livre. Atende a mais de 3.500 alunos por ano, contando uma equipe de mais de 110 pessoas. Tudo localizado em uma sede própria de 16 andares situada no centro de Porto Alegre.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

*Informações da página eletrônica do colégio.

Ouça:
Câmara lembra 50 anos da Escola Monteiro Lobato