Presidência

Câmara entrega Título de Cidadão Emérito a Fernando Vieira

O jornalista e produtor cultural é o idealizador e diretor da Festa Nacional da Música

  • Presidente Cássio Trogildo participa de Ato Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Fernando Derivi Vieira
    O produtor cultural com os vereadores Bosco (e), Trogildo e Pujol (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Cássio Trogildo participa de Ato Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Fernando Derivi Vieira
    Fernando Vieira agradeceu a distinção do Legislativo de sua cidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), prestigiou a Festa Nacional da Música, na noite desta terça-feira (18/10), no Hotel Plaza São Rafael. Na ocasião, foi realizada uma solenidade de outorga do Título de Cidadão Emérito da Capital ao jornalista e produtor cultural Fernando Vieira, responsável pelo grande evento consagrado por centenas de artistas. A proposta de homenagem foi idealizada pelo vereador João Bosco Vaz (PDT).

Para o presidente do Legislativo, foi uma inovação entregar a distinção em um espaço fora da Câmara. “Este reconhecimento tinha que ter sido entregue mesmo na Festa da Música. Damos todos os méritos ao vereador Bosco, que teve esta bela iniciativa aprovada por unanimidade no plenário. Quero ressaltar que esta homenagem significa muito para nós, já que projeta também a nossa cidade no cenário nacional dos grandes eventos culturais”, destacou Cassio.

Bosco expressou sua admiração por Fernando Vieira, seu amigo há mais de 30 anos, e por sua conduta exemplar em tantos anos de carreira e dedicação ao levar o nome de Porto Alegre a todos os cantos do Brasil. “Fernando consegue mobilizar todos os artistas nacionais, músicos e compositores para estarem presentes no evento e valorizá-los em vida o trabalho que esses artistas realizam tanto no aspecto pessoal quanto profissional. A nossa capital tinha esta dívida com o Fernando. É a cidade que está te homenageando e reconhecendo teu trabalho, carisma, amizade e compreensão a todos momentos felizes que tens proporcionado para todos nós, que vivemos em Porto Alegre, e para os artista de todo país”, concluiu o vereador.

O homenageado

Fernando Vieira, que nasceu em 1948 na capital gaúcha, afirmou estar muito feliz e gratificado por receber o reconhecimento público em um momento tão importante de sua carreira. “Fico imensamente grato ao amigo Bosco ao receber este título. A Festa Nacional da Música acontece pela primeira vez em Porto Alegre, e isso está sendo grandioso, pois ampliou o evento e possibilitou a promoção de uma programação aberta à população com atrações regionais movimentando mais de 30 mil pessoas. Os artistas não estão recebendo cachê, nem é cobrado nenhum tipo de ingresso”, informou o homenageado.

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)