Sessão Solene

Câmara homenageia Colégio Inácio Montanha e o professor Batista

  • Sessão Solene em homenagem aos 79 anos do Colégio Estadual Inácio Montanha e de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao professor João Batista dos Santos. Na foto, o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, Renan Dal Zotto, cumprimenta o professor homenageado
    Renan, técnico da Seleção de vôlei, cumprimenta Batista, seu ex-professor (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem aos 79 anos do Colégio Estadual Inácio Montanha e de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao professor João Batista dos Santos
    Trogildo (e) foi o proponente da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alehre realizou na noite desta terça-feira (12/12) Sessão Solene em homenagem aos 79 anos do Colégio Estadual Inácio Montanha e de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao professor de Educação Física e técnico de vôlei João Batista dos Santos, proposta pelo vereador Cassio Trogildo (PTB). Presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), a sessão foi prestigiada pelo ex-aluno da instituição e o professor Renan dal Zotto, hoje técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. 

Em sua fala na tribuna, Trogildo ressaltou a importância da data, especialmente por estar também na condição prefeito em exercício da capital. “Hoje felicito o colégio pelos seus 79 anos, local onde minha esposa foi aluna e tenho servidores que trabalham comigo e estudaram lá também. Recebi uma comissão de ex-alunos da década de 1970, que me pediram para homenagear a escola, que formou homens e mulheres, capacitando-os para se destacar nas mais diversas áreas da sociedade, tendo como mola mestra a ética”, disse.

O vereador ainda salientou que foi aluno de escola estadual e que deseja que cada vez mais se incentive a educação pública. “O ato de educar é um ato de amor, e estamos comprovando isso ao concedermos o título de cidadão de Porto Alegre ao professor João Batista dos Santos, que começou a trabalhar no colégio em 1966, hoje aos 78 anos segue sendo um homem tenaz e disposto a fazer a diferença”, afirmou, ressaltando que o segredo do sucesso é fazer tudo que se pode, mais 10%. “Professor Batista ensinava vôlei após as aulas e com determinação, esforço e disciplina, elevou nossa cidade ao desporto internacional, lançando inúmeros craques, como Renan dal Zotto, hoje técnico da seleção brasileira de vôlei”, declarou, saudando os homenageados e desejando vida longa.

Carla Pedroso Oliveira, diretora da Inácio Montanha, disse que a instituição se mantém mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em décadas. “Nosso oficio é lutar pela educação pública, gratuita e de qualidade. A escola é feita de pessoas, histórias e lembranças”, destacou. O também homenageado, professor João Batista dos Santos, declarou que a emoção de hoje é idêntica à honra de conduzir a tocha olímpica em 2016. “É uma enorme alegria em receber tamanha distinção. Obrigada aos alunos, ao vereador Cassio Trogildo e a todos os vereadores por referendarem o meu nome para receber esse título. Amo essa cidade com toda a força do meu coração”, concluiu. 

Na conclusão da sessão, Nagelstein salientou que Batista doou o seu tempo para além da sua obrigação, constituindo essa página generosa do esporte no Brasil. “Se todos nós fossemos um pouco como o professor Batista, o Brasil seria muito melhor”, finalizou.

Texto: Lisie Venegas (reg.prof. 13.688) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)