Solene

Câmara homenageia gráficos do Rio Grande do Sul

Moesch (2º à esq) e Melo (d) entregam diplomas aos dirigentes Foto: Lívia Stumpf
Moesch (2º à esq) e Melo (d) entregam diplomas aos dirigentes Foto: Lívia Stumpf

Na noite desta terça-feira (25/8), o Legislativo da Capital homenageou o aniversário de 68 anos do Sindicato da Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul (Sindigraf) e de 42 anos da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Estado (Abigraf). Proposta pelo vereador Beto Moesch (PP), a solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB).

Ao destacar a atuação das entidades no Estado, Moesch reiterou a capacidade das indústrias gráficas gaúchas em gerar empregos, garantir a inclusão social e respeitar o meio ambiente. "É um exemplo de ecoeficiência e de desenvolvimento sustentável", registrou, ao informar que, só no Estado, existem mais de 1,9 empresas no setor gerando cerca de 11 mil empregos diretos.

Conforme afirmou Moesch, o parque gráfico do Rio Grande do Sul é inovador, pois possui equipamentos com tecnologia de ponta, comprometidos com os padrões ambientais mais exigentes do mundo. "Um parque consolidado na redução de matéria-prima, no reaproveitamento da água e da energia elétrica e na reciclagem de resíduos", definiu ao parabenizar a atuação dos empreendedores do Sindigraf e Abigraf ao longo dos anos. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado no ranking da indústria gráfica no país, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Agradecimentos

Paulo Roberto Borgatti Coutinho, presidente do Sindicato da Indústria Gráfica e da Associação, destacou a homenagem como símbolo de reconhecimento ao trabalho dos gráficos na sociedade gaúcha. "Nos enche de orgulho que os vereadores tenham essa sensibilidade em saudar a história da indústria gráfica", frisou. Segundo Coutinho, a busca pela valorização da atividade sempre foi uma das principais bandeiras das entidades representativas. "Somos modelo na defesa dos interesses do setor gráfico, nos pleitos junto aos órgãos governamentais, nas negociações com a federação de trabalhadores e na luta contra o excesso de tributos", complementou.

Ao enumerar as ações já realizadas pelo Sindicato, destacou a elaboração de manual técnico ambiental da indústria gráfica - com dicas sobre sistemas de impressão e metodologia de prevenção à poluição e redução de resíduos; guia para aquisição de licenças ambientais; consultorias e capacitação de empresários e trabalhadores com cursos e workshops voltados à área. "Pensar numa sociedade sem a indústria gráfica é pensar numa sociedade sem livros", exemplificou. Participaram ainda da homenagem a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Federação dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas, o Sebrae e o Comando Geral da Brigada Militar.

Exposição

Após a solenidade, os presentes foram convidados a prestigiar a exposição dos trabalhos vencedores do 5º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, expostos no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal. O evento é promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul (Abigraf-RS).

A mostra reúne 48 peças gráficas, desde livros, revistas, jornais, materiais promocionais (como catálogos, displays e sacolas), impressos comerciais (como papelarias e cartões de visita) até embalagens e produtos para identificação. A visitação na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) vai até 3 de setembro, das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 16h30min, na sexta-feira, com entrada franca.

Entidades
 
O Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul foi constituído em 29 de agosto de 1941 como entidade de classe prevista na legislação brasileira, com a finalidade de representar as empresas que integram a categoria da indústria gráfica. Como premissa básica, o Sindigraf prevê a promoção do desenvolvimento, a defesa dos interesses e a congregação das empresas do setor gráfico do Rio Grande do Sul. Abrange atualmente cerca de 472 municípios em todo o Estado.

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul, constituída e instalada por empresários gráficos gaúchos em 28 de julho de 1967, é uma sociedade de direito privado, com a finalidade de defender os interesses e o bem comum das empresas gráficas a ela associadas. Foi a primeira regional constituída e que, junto com as demais regionais do Brasil, constitui a Abigraf Nacional. As duas entidades de classe encontram-se localizadas no mesmo endereço em Porto Alegre. Mais informações no www.abigraf-rs.com.br 
 
Ester Scotti (reg. prof. 13387)