Câmara homenageia os 85 anos do Sindicato dos Gráficos

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, na sessão ordinária desta segunda-feira (19/5), para prestar uma homenagem aos 85 anos do Sindicato dos Gráficos do RS. Na oportunidade, o vereador Engenheiro Comassetto (PT), proponente da homenagem, entregou ao presidente do Sindicato, Francisco Lázaro Peixoto da Silva, um diploma alusivo ao aniversário da entidade.
Ao falar na tribuna, o vereador Engenheiro Comassetto destacou que o Sindicato dos Gráficos, ao longo dos seus 85 anos de atividades, sempre teve uma representação forte e atuante. Lembrou que desde o início das atividades gráficas em Porto Alegre, os trabalhadores gráficos têm contribuído para a difusão e propagação de ideias para a sociedade, por meio de livros, revistas, jornais, folhetos e outras publicações. "Além da mera luta sindical, o Sindicato dos Gráficos mostrou o envolvimento do movimento sindicalista com a vida política brasileira. É um sindicato sério, permanentemente organizado ao longo de décadas, e que sentiu os mecanismos de controle sobre as atividades sindicais."
Com a modernização tecnológica e o sindicalismo político, diz Comassetto, os gráficos passam a modernizar os processos de trabalho, e as empresas implementam parques gráficos. "A contribuição dos gráficos para a sociedade brasileira continua a ser sentida nos dias de hoje", afirmou Comassetto, lembrando ainda que teve sua primeira carteira de trabalho assinada como profissional tipógrafo.
Agradecendo a homenagem, Francisco Lázaro Peixoto da Silva lembrou que a sociedade brasileira ainda tem um grande número de analfabetos funcionais e que os trabalhadores gráficos desempenham importante função na difusão do conhecimento. Destacou que, atualmente, com os avanços tecnológicos propiciados, o trabalhador gráfico foi elevado ao status de técnico gráfico. "Temos consciência do trabalho desempenhado pelos trabalhadores que nos antecederam. Não podemos nos contentar em ser meros expectadores." Silva também destacou que é preciso que a população tenha grande responsabilidade ao escolher os governantes do país. "É preciso mudar a situação de exclusão que permeia a sociedade, com salário digno e melhores condições de educação, segurança e saúde. Queremos colaborar na formação de uma sociedade plural e justa."
Em nome da bancada do PP, o vereador João Carlos Nedel frisou o papel desempenhado pelos sindicatos em defesa dos trabalhadores e o direito à justa remuneração e ao repouso remunerado, entre outros benefícios. "Os sindicatos devem assumir uma função de colaboração com outros sujeitos sociais e interessar-se pela gestão da coisa pública, empenhando-se pela realização dos direitos dos trabalhadores e sem submeter-se às decisões dos partidos políticos."
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)