Cedecondh

Assentados em área do Porto Seco pedem luz regular

Soares (d) foi à comissão solicitar instalação regular de energia elétrica  Foto: Juliana Freitas
Soares (d) foi à comissão solicitar instalação regular de energia elétrica Foto: Juliana Freitas

As 150 famílias assentadas pela Prefeitura de Porto Alegre em uma área no Porto Seco reivindicaram instalações legais de luz à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e ao governo municipal no local. A solicitação foi feita  pelo representante da comunidade Morada do Sol, Laércio Soares, durante reunião realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (8/8) pela Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh). O líder comunitário alertou as autoridades para o excesso de ligações clandestinas, popularmente chamadas de “gato”, o que aumenta o risco de incêndio nas casas do assentamento.

O local, que está sendo ocupado provisoriamente pelas 150 famílias, pertence à Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). Para que a CEEE faça as instalações legais, ainda que provisórias, é necessário autorização do proprietário. O titular da Smic, Idenir Cecchim, afirmou que vai estudar as formas jurídicas para legalizar e melhorar as instalações elétricas do assentamento.

O líder comunitário elogiou as  ações da Prefeitura para melhorar a vida dos moradores daquele local, como as  obras de ligação de água e esgoto e a manutenção de vias com a colocação de saibro.

Os vereadores Carlos Todeschini, Margarete Moraes e Maria Celeste, todos do PT, criticaram os representantes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que não têm participado das reuniões da comissão. Eles consideraram um desrespeito à Câmara, à população de Porto Alegre e às comunidades.  Por isso, a comissão enviará um ofício ao Gabinete do Prefeito, relatando o episódio e pedindo providências ao prefeito José Fogaça. “Os representantes do Demhab estiveram ausentes em pelo menos 90% das reuniões”, afirmou Margarete Moraes. Maria Celeste (PT) completou a informação: “Sempre que os representantes do Demhab estiveram nesta comissão foram arrogantes, prepotentes e mal-informados sobre as questões  a serem discutidas.

Os vereadores Ervino Besson (PDT) e Raul Carrion (PCdoB) também participaram da reunião.

Alexandre Costa (reg. prof. 7587)