Cedecondh e prefeitura acordam desocupação pacífica de área
Em reunião ordinária que durou mais de cinco horas, na tarde desta terça-feira (7/02), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cedecondh), buscou alternativas viáveis para que seja pacífica a reintegração de posse da área da prefeitura, localizada no bairro Ponta Grossa em Porto Alegre. No terreno atualmente residem mais de 500 famílias em precárias condições.
O presidente da Comissão, vereador Engenheiro Comassetto (PT) saudou a decisão do Judiciário que aceitou o acordo entre as partes e garantiu a permanência de 70 famílias que apresentam séria situação de vulnerabilidade social por mais 15 dias no local. Conforme determinação do poder Judiciário a desocupação das demais famílias deverá ocorrer até o dia 10 de fevereiro de 2012. O Comando da Brigada Militar(BM), no entanto, já está preparado para que a retirada comece ainda nesta quarta-feira (8/02).
O maior entrave esteve concentrado na desocupação das 70 famílias que não apresentaram alternativas de moradia. Participaram da reunião, a Secretaria de Governança Local de Porto Alegre, a diretoria do DEMHAB, Ministério Público/Ordem Urbanística e representantes do Movimento para Moradia Digna (MDD) da zona sul e os vereadores Luciano Marcantônio e Mário Fraga (PDT), Tony Proença (PPL), Sofia Cavedon e Maria Celeste (PT)
Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)