Câmara na Comunidade

Vereadores ouvem moradores na Vila Taquareira

Elias Vidal (e), Sofia Cavedon e Toni Proença (c), com moradores Foto: Bolívar Abascal Oberto
Elias Vidal (e), Sofia Cavedon e Toni Proença (c), com moradores Foto: Bolívar Abascal Oberto

Na manhã desta sexta-feira (25/02), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), acompanhada pelos vereadores Toni Proença (PPS) e Elias Vidal (PPS), visitaram a Vila Taquareira para ouvir e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelas 70 famílias que habitam o local, que fica entre os bairros Teresópolis e Glória. Vários moradores da Vila se fizeram presentes ao encontro e apresentaram as reivindicações da comunidade aos vereadores e representantes de órgãos governamentais.

A presidente da Câmara comprometeu-se em enviar pedidos de providências aos órgãos responsáveis para solucionar, o mais rapidamente possível, os problemas da região. “A Vila está crescendo com a nossa luta, mas nós precisamos de vocês [Câmara Municipal] para continuar”, enfatizou o líder comunitário Alex Pedroso de Oliveira.

Entre as causas consideradas mais urgentes, Oliveira apresentou três prioridades. Segundo ele, a rede de água só tem dois pontos dentro da Taquareira, não permitindo que haja pressão suficiente para distribuir às casas mais afastadas do centro (corredor de entrada). A eletricidade também é irregular, disse o líder comunitário, deixando os moradores sem energia elétrica durante vários dias sem que uma providência seja tomada, além de haver perigo de incêndio pelos fios desencapados na água da chuva. Oliveira alertou ainda que algumas árvores de grande porte estão prestes a cair nas residências ao redor.

Campanha

Ainda pela manhã, a presidente da Câmara participou da abertura da aula inaugural 2011 para os educadores da Rede Municipal de Ensino (RME). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o evento foi realizado no Pepsi On Stage, localizado na Avenida Severo Dullius. Na ocasião, foi divulgado material sobre o Conselho Tutelar, ação que integra o projeto Com os direitos da criança e do adolescente não se brinca. O objetivo é informar e mobilizar a comunidade a participar e fiscalizar a aplicação das leis, aproveitando a proximidade com as eleições para o Conselho Tutelar.

O assunto faz parte do planejamento da gestão 2011 do Legislativo Transformando Leis em Direitos e foi discutido nas Comunicações Temáticas desta quinta-feira (24/2) em sessão ordinária no plenário. A campanha também será divulgada, na segunda-feira (28/02), na Escola Municipal de Educação Básica Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi), às 7h30min.

Luciana Borba (reg. prof. 7.832)