Comissões

Cefor avalia Orçamento para 2010

Wilges, da Programação Orçamentária, disse que 2010 terá 14,85% em investimentos Foto: Bruno Todeschini
Wilges, da Programação Orçamentária, disse que 2010 terá 14,85% em investimentos Foto: Bruno Todeschini

A Comissão de  Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta manhã (27/10) audiência pública para esclarecer e debater o Orçamento do Município para 2010. A equipe financeira do governo municipal informou que a receita prevista para a Capital no próximo ano é de R$ 3,6 bilhões. “Os índices adotados para a elaboração do orçamento foram os do governo Federal; 4,35 do IPCA e 4,25 do crescimento da economia”, argumentaram.

O coordenador do Gabinete de Programação Orçamentária, Ilmo José Wilges, informou que o Executivo programou aplicar 14,85 % do orçamento para 2010 em investimentos. Na área social, foi previsto 15% para educação e 25% para a saúde.

O secretário Municipal da Fazenda em exercício, Zulmir Breda, lembrou que mesmo com a crise econômica mundial a Capital não sofreu tanto, uma vez que a prefeitura vem planejando suas estratégias dos recursos nos momentos certos.

O presidente da Cefor, vereador Airto Ferronato (PSB) informou também que a proposta orçamentária deve ser votada em plenário até o dia 4 de dezembro e logo após encaminhada ao prefeito José Fogaça para sanção.

Também participaram da audiência pública os vereadores João Antonio Dib (PP), vice-presidente da Cefor, Elias Vidal (PPS), João Carlos Nedel (PP) e Mauro Pinheiro (PT), além do coordenador do Orçamento Participativo Ricardo Erig.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Leia também:
Câmara começa a debater o Orçamento de 2010

Ouça:
Comissão debate Orçamento Municipal para 2010