Solene

Centro Cultural 25 de Julho agraciado com Troféu José Bertaso

Globig, Águida, Adeli e Margarete na homenagem ao 25 de Julho Foto: Pedro Revillion
Globig, Águida, Adeli e Margarete na homenagem ao 25 de Julho Foto: Pedro Revillion

O Centro Cultural 25 de Julho recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre o Troféu José Bertaso. A homenagem, solicitada pelo vereador Adeli Sell (PT), foi entregue em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha, na noite desta terça-feira (10/6). O Troféu José Bertaso foi instituído pelo legislativo porto-alegrense com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas com notória atuação na defesa e na promoção da cultura rio-grandense.

Na solenidade, presidida pela vereadora Margarete Moraes (PT), representou a instituição homenageada sua presidente Águida Maria Nardi. Também pestigiaram a cerimônia, entre autoridades, convidados e associados, o ex-presidente do Centro e membro do Coro Masculino 25 de Julho Arlindo Mallmann, o presidente da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil Jorge Globig, e Sílvio Rockenbach, do Consulado da Alemanha em Porto Alegre.

Adeli, ao saudar a entidade homenageada, destacou a importância das tradições na formação dos povos. "A evolução dos seres humanos na face da terra sempre pode ser olhada a partir de suas raízes". O vereador lembrou sua origem pomerana e destacou a história e o motivo das migrações alemãs para o Brasil. "Aqui sua cultura, língua, danças e costumes, se perpetuaram", salientou.

O vereador destacou que o Troféu José Bertaso estava sendo concedido por toda a Câmara. "Não é um prêmio dado somente pelo Adeli", afirmou. Também foi solicitada por ele uma maior aproximação da Casa Legislativa com o Centro Cultural 25 de Julho, com vistas a incrementos do turismo de Porto Alegre: "Imaginem os festivais de danças, de coros e de gastronomia que podem ser realizados".

Imigrantes

Ao agradecer a homenagem, Arlindo Mallmann destacou fatos históricos que trouxeram imigrantes alemães para o Brasil, e também o envolvimento destes em questões brasileiras, como a Guerra do Paraguai. O orador citou ainda outras levas de imigrantes que vieram para o Brasil nos séculos XIX e XX. "Todos hoje formam um Rio Grande do Sul rico em cultura. Nosso Centro cultiva isso na música e na dança".

Mallmann lembrou os vários departamentos que formam o Centro 25 de Julho e os intercâmbios culturais mantidos com entidades semelhantes no Brasil e no mundo. "Sentimo-nos orgulhos em pertencer a Porto Alegre, ao Rio Grande do Sul e ao Brasil, e podermos ajudar a construir um novo país irmanados com todas as outras etnias". O ex-presidente citou ainda a disposição do Centro em continuar com seus propósitos sempre "colorindo Porto Alegre".

Também prestigiaram a sessão solene os vereadores José Ismael Heinen (Dem), e Beto Moesch (PP).

Centro

Fundado em 7 de agosto de 1951, o Centro Cultural 25 de Julho, - cujo nome lembra a data de chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, fato ocorrido em 1824, em São Leopoldo -, é formado por vários departamentos que incluem coro masculino, coral misto e grupo de dança, entrte outros. O Centro também possui uma ampla biblioteca e uma de suas mais importantes atividades é a realização da Festa de 25 de Julho.

A entidade promove ainda a Festa de Natal das Crianças e, para entretenimento e confraternização dos sócios, são realizados durante o ano uma série de bailes, jantares, festas de cerveja, noites bávaras e chás de grupos de senhoras com apresentação artística e desfiles de moda.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)