Presidência

Centro Histórico recebe o Câmara nos Bairros

Moradores de rua são um dos problemas do Centro Histórico Foto: Jonathan Heckler
Moradores de rua são um dos problemas do Centro Histórico Foto: Jonathan Heckler

Na manhã desta sexta-feira (27/4), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), acompanhado dos vereadores José Freitas (PRB) e Airto Ferronato (PSB), reuniu-se com lideranças do Centro Histórico e visitou pontos citados como críticos pelos moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais.

A visita integrou o projeto Câmara nos Bairros, realizado todas as sextas-feiras, quando vereadores vão aos bairros da cidade e, acompanhados de moradores, recebem demandas. Tal iniciativa, "tem o propósito de aproximar os vereadores das comunidades", conforme Zacher.

Viaduto

Entre inúmeras reclamações e pedidos, Ana Maria Lenz, líder da Associação dos Moradores do Centro, falou sobre o descontentamento unânime entre moradores e comerciantes da região, "com o desleixo do Viaduto Otávio Rocha", ao citar a falta de estrutura na escadaria para escoamento da  água da chuva.

Ana também criticou "o acúmulo de lixo, mau cheiro proveniente de urina humana e a inexistência de segurança, iluminação e ação contra a permanência de moradores de rua, que dormem nessas escadas ou no prédio da  Previdência Social".

A Associação de Moradores do Centro reivindica, ainda, a manutenção das câmeras de  segurança e sinaleiras localizadas  entre a Rua Jerônimo Coelho e Avenida Borges de Medeiros, além de manutenção nas calçadas e ruas do Centro.

O presidente da  Associaçãodos Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, Adacir Flores, reiterou as necessidades de  melhorias e entregou aos vereadores documento que reivindica anistia de dívida desses comerciantes, "em função de processo insulúvel, desde a década de 80".

Zacher prometeu agendar reunião com as secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Fazenda para tratar  desse  tema. "Conforme informações obtidas pelo CAR-Centro, a empresa licitada para realização de melhorias na região e no Viaduto Otávio Rosa, foi retirada do processo", iformou o vereador que disse estar em andamento os trâmites para a contratação de nova empresa para essa obra.

Praça

Os moradores do Centro Histórico também solicitaram melhorias e cuidados para a Praça da Matriz, onde foram verificados resultados de atos de vandalismos contra monumentos, bancos da praça e canteiros. Também foi criticada a falta de banheiros no local.

Já os camelôs que se instalam nas imediações do Shopping Rua da Praia são motivos de indignação dos comerciantes desse estabelecimento comercial. Mariana Keller, presidente da Associação dos Comerciantes do Shopping Rua da Praia observa que ser frequente o aumento de camelôs neste local: "promovem danos ao passeio público, prejudicam a passagem de pedestres e o trabalho dos comerciantes que pagam impostos".

Providências

Zacher disse que as demandas apresentadas farão parte de relatório a ser enviado para as secretarias municipais responsáveis pelas providências solicitas. O vereador enfatizou a necessidade de promover melhorias no Centro Histórico. "Embora possamos perceber alguns benefícios, já efetivados, tais como a limpeza das ruas e calçadas", destacou ao citar a importância do estabelecimento do Fundo de Revitalização do Viaduto Otávio Rocha.

José Freitas manifestou sua preocupação com os moradores de rua, "em número crescente no Centro da Cidade", ao sugerir a promoção de um trabalho conjunto entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e ONGs que amparam estas pessoas. Airto Ferronato mostrou-se atento as questões que envolvem melhorias no Centro, colocando-se à disposição para tratar do tema, em todas as frentes, ao solicitar agendamento de reunião com áreas pertinentes do Executivo.

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)