Charles Kiefer divulga Associação Jovem Leitor
Com a ideia de difundir a leitura na Capital, a Câmara Municipal promoveu, nesta quinta-feira (26/5), no período de Comunicações Temático de sua sessão ordinária o assunto A importância de oficinas literárias na política de formação de escritores. Os convidados foram o escritor e professor Charles Kiefer e a presidente da Associação Jovem Leitor, Ayala Aguiar.
Kiefer lembrou que já atuou com políticas públicas para leitura, mas destacou a necessidade do poder público promover esse tipo de trabalho: É importante que os vereadores pensem em políticas públicas gratuitas de oficinas literárias, ponderou. Contou, ainda, que a ideia de criar uma associação para divulgar a leitura surgiu de passagem pelos Estados Unidos, ao saber de grupo de empresários cristão que imprimia livros e os distribuía em hotéis. A partir disso, iniciou mobilização que originou a Associação Jovem Leitor.
Poderia ter um projeto mais efetivo. Elas não preparam apenas escritores, lembrou Kiefer ao avaliar a situação das oficinas literárias na Capital. O professor também doou exemplares para a biblioteca jornalista Alberto André, da Câmara Municipal, através da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, presidida pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL).
A atual presidente da Associação Jovem Leitor, Ayala Aguiar, disse que o debate sobre leitura se faz necessário por estarmos numa época que se discute os problemas da língua, e quanto mais difundirmos as ideias da línguas com os menos favorecidos melhor para o país. Ayala pediu ajuda dos vereadores para levar a ideia da Associação adiante.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Leia também:
Comunicações Temáticas / Leitura