Comissões

Comissão da Copa 2014 elogia estrutura da PUCRS

Vereadores visitaram hoje Tecnopuc e o Complexo Esportvo da PUCRS Foto: Jonathan Heckler
Vereadores visitaram hoje Tecnopuc e o Complexo Esportvo da PUCRS Foto: Jonathan Heckler

Se a Copa do Mundo fosse realizada hoje, o complexo desportivo da PUCRS, em Porto Alegre, estaria praticamente apto a funcionar como Centro Oficial de Treinamento (COT), dentro dos padrões da Fifa. A opinião é do presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Airto Ferronato (PSB).

A manifestação do vereador foi feita nesta quarta-feira (25/5) em duas reuniões externas da comissão. O primeiro encontro ocorreu na Tecnopuc. Posteriormente, a Comissão da Copa esteve na Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (FEFID), onde está localizado o complexo esportivo da universidade, incluindo o estádio de futebol.

Segundo o diretor da FEFID, Luciano Castro, integrante de comitê da universidade que organiza a participação da instituição na Copa, o estádio do centro desportivo conta com dois mil assentos, 200 a mais do que o exigido da Fifa. Além disso, a universidade tem condições de atender a todas as exigências para que seu complexo desportivo venha servir como um dos campos de treinamento em 2014. A Fifa quer pelo menos três por cidade-sede.

Caderno

Dentre as especificações contidas no caderno de encargos da Fifa, consta um campo de futebol com dimensões de 105 x 68 metros, quatro toaletes com um mínimo de 11 chuveiros, 23 espaços de armários individuais para os jogadores, equipamentos para preleções em sistema multimídia tais como DVD, datashow, centros de fisioterapia, vestiários com 100 metros quadrados e estádio com iluminação de 1,5 mil lux.

Além disso, os centros de treinamento devem manter infraestrutura de comunicação para centenas de jornalistas, incluindo rede wireless, estacionamento numerado, rede elétrica, gás, aquecimento, ar condicionado, ambulatório médico bem equipado, centro de fisioterapia e cabeamento para exposição de mídia externa. De acordo, com o diretor do FEFID, para atender todas essas exigências, a universidade precisaria realizar pequenas adequações como a transformação de uma sala embaixo das arquibancadas em centro de imprensa.

Castro garantiu que o espaço físico do complexo desportivo da PUCRS tem todas as condições de atender às exigências da Fifa e que por ter sido construído junto a uma moderna faculdade de educação física e a um hospital-escola, a universidade tem condições inclusive de superar as expectativas do comitê gestor da Copa. O vereador Tarciso Flecha Negra (PDT), ex-atacante da seleção brasileira e do Grêmio, assinalou que entre os pequenos estádios de Porto Alegre, o da PUCRS é um dos que oferece melhor estrutura de conforto para os jogadores.

Soluções

Na Tecnopuc, os vereadores foram recebidos pelo gestor de relacionamento da instituição, Luís Humberto Vilwock. Ele ressaltou que o complexo tecnológico é atualmente o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, e que servirá de apoio para a Copa do Mundo, oferecendo soluções de produtos e serviços que se farão necessários durante a organização e a realização do evento. Também participaram da reunião, os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Paulinho Rubem Berta (PPS).

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)