Plenário

Lideranças

Carlos Todeschini Foto: Mariana Fontoura
Carlos Todeschini Foto: Mariana Fontoura

Nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (5/5), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

ACESSIBILIDADE - João Carlos Nedel (PP) informou que a acessibilidade urbana foi o tema de reunião da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), presidida por ele, realizada hoje pela manhã na Câmara. Nedel contou que estiveram presentes secretários municipais e um dirigente de entidade de transporte de cargas. Segundo o vereador, há preocupação com os andamento das obras previstas para melhorar o trânsito até a Copa do Mundo de 2014. Ele citou como exemplos os viadutos e passagens de nível sobre a 3ª Perimetral e as duplicações das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Tronco. "São essas obras que farão fluir o nosso trânsito", frisou. "Porto Alegre está crescendo e se preparando para o futuro." (CB)

JOGOS - Airto Ferronato (PSB) disse que as lideranças das cidades brasileiras têm de se manifestar contra a marcação de jogos para o horário das 19h30min. "A Conmebol (que define os jogos da Taça Libertadores) não pode comandar as cidades brasileiras." Segundo ele, não é possível que um jogo neste horário cause tamanho transtorno na vida de Porto Alegre, dificultando o deslocamento das pessoas no retorno para suas casas. (MAM)

GRENAL - Alceu Brasinha (PTB) disse que diante da desclassificação de Inter e Grêmio ontem da Taça Libertadores resta agora o Gauchão. Brasinha apelou às torcidas para que evitem confrontos e que promovam um Grenal da paz. O vereador também reclamou da imprensa, que, segundo ele, o criticou por estar fazendo campanha para arrecadação de sócios do Grêmio dentro da Câmara, mas não critica os bancos, que mandam funcionários aos gabinetes para captar clientes. (MAM)

SAÚDE - João Dib (PP) lamentou que o secretário municipal da Saúde adjunto não tenha conseguido participar da sessão de hoje, quando falaria sobre a implantação de quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) na cidade. Segundo ele, o secretário teve de se ausentar porque a agenda anterior da sessão desta quinta se alongou demais. "Hoje foi uma tarde sui generis na Casa. Tínhamos aqui o secretário para tratar de um assunto de alta relevância, mas dado o tempo de espera, ele teve de sair." (MAM)

TECNOLOGIA - Maristela Maffei (PCdoB) defendeu que seja oferecida pelo município área junto ao Ceitec, na Lomba do Pinheiro, para uma empresa sul-coreana que pretende montar uma indústria de semicondutores no Estado. "Porto Alegre precisa construir a vocação de pólo de ciência e tecnologia. A Capital hoje só tem comércio, pois perdeu suas indústrias para cidades vizinhas." Maristela defendeu ainda o aprofundamento do debate para instalação de mais escolas técnicas na cidade para formar mão-de-obra especializada e garantir emprego aos jovens. (MAM)

SUPERPOSIÇÃO - Reginaldo Pujol (DEM) lamentou as atividades da Casa que ocorrem simultaneamente. Citou o caso ocorrido pela manhã quando participava da CPI do Projovem e foi chamado simultaneamente pela Frentur e pela presidência. "O Regimento é claro, não permite a superposição de atividades". Lembrou que as bancadas de poucos componentes são as mais prejudicadas. Acrescentou que tem deixado de participar de várias atividades no bairro Restinga e que está sendo cobrado pelos eleitores. "Peço que a Mesa Diretora tome providências para que fatos semelhantes não se repitam". (VBM)

PROCEMPA – Carlos Todeschini (PT) questionou nomeações feitas na Procempa. Segundo ele, até bem pouco tempo a instituição possuía importantes profissionais na área da tecnologia de informática. “A Procempa hoje parece mais uma casa de albergue político", afirmou. Segundo Todeschini, a Procempa usa o subterfúgio de nomear pela empresa porque não é necessário a publicação no Diário Oficial de Porto Alegre. Outro fato que chamou atenção do vereador é a Procempa patrocinar eventos que não são relacionados com informática. (RT)

INFORMATIVO – Mário Fraga  (PDT) disse entender que o informativo do vereador é importante pois mostra para a comunidade o trabalho realizado. Mário Fraga também ressaltou que o gabinete itinerante é outra forma de mostrar o trabalho do vereador e conhecer os problemas das comunidades. “Todas as sextas-feiras o meu gabinete realiza visitas em bairros com o objetivo de aproximação com as comunidades”, afirmou. (RT)

SOLIDARIEDADE – Idenir Cecchim (PMDB) afirmou estar solidário com a bancada do PT, que segundo ele, foi escanteada e a presidente da Casa não conseguiu garantir o tempo previsto para o Secretário Municipal da Saúde falar sobre as UPAs. Também disse concordar com o vereador Adeli Sell (PT) que esperou para utilizar a tribuna e não conseguiu porque o tempo foi gasto com outros assuntos. Cecchim parabenizou o secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, por colocar em pauta o tema dos cercamentos dos parques de Porto Alegre. (RT)

CPI – Mauro Pinheiro (PT) relatou pronunciamento dos três depoentes realizados nesta quinta-feira (5/5) na CPI do Pró-Jovem na Câmara Municipal. De acordo com ele existem fatos importantes a serem averiguados como, por exemplo, os vídeos que a Procempa realizou para a Secretaria da Juventude. E ironizou o fato de a proprietária da empresa Camargo & Flores não saber informar o endereço da firma. “Vamos até o fim para conhecer o que realmente se passou durante a gestão dos envolvidos na Secretaria da Juventude”, afirmou. (RT)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)