Comissão Representativa

Comunicações

Hoje (7/1), na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores trataram dos seguintes assuntos no período de Comunicações:

PONTE I - Adeli Sell (PT) lamentou a ausência do prefeito, do vice e o secretário dos Transportes na cidade no momento em que a Restinga sofre com queda da ponte na avenida Edgar Pires de Castro. Reiterou também críticas aos serviços de recolhimento de lixo, que, segundo ele, são ineficientes. "A cidade paga uma empresa terceirizada para recolher o lixo, mas tem de mandar o DMLU fazer o serviço." Adeli também questionou se a EPTC preparou alguma operação especial no transporte coletivo para o fim de semana, quando haverá vestibular da Ufrgs. (MAM)

PONTE II - Para Mauro Pinheiro (PT), a queda da ponte na Restinga é resultado do descaso da prefeituta em fiscalizar as obras na cidade. Observou que a queda de fachadas de prédios também tem ocorrido com frequência, assim como é precário o estado de muitas calçadas. "Agora, com a queda da ponte, não sabemos quais providências serão tomadas, pois nem o prefeito nem o vice estão na cidade." (MAM)

AMBIENTE - Fernanda Melchionna (PSOL) disse que as alterações climáticas que começam a atingir o Estado forçam as pessoas a refletir sobre quais ações devem ser tomadas para proteger o meio ambiente. Para ela, os países grandes têm responsabilidade, mas cada cidade deve fazer sua parte. "Que modelo de cidade queremos no futuro? O que faremos para preservar as áreas verdes?" Conforme Fernanda, porém, a atual administração não tem uma política de proteção ambiental correta, pois aposta no transporte coletivo poluente (ônibus) e num modelo de construção desenfreada. (MAM)

COTOVELO - Elias Vidal (PPS) classificou as críticas ao governo Fogaça como dor de cotovelo daqueles que, quando estiveram na adminsitração municipal, não conseguiram ou não quiseram realizar obras que o atual prefeito está realizando. "Os Portais da Cidade, por exemplo, vão reduzir as mais de 30 mil viagens diárias de ônibus que poluem o Centro. Isso mostra que o prefeito se preocupa com o meio ambiente." (MAM)

PROBLEMAS – Dr.  Raul (PMDB) entende que Porto Alegre tem muitos problemas que já vêm de outras administrações e o prefeito, dentro do possível, está transformando-os em soluções. O vereador lembrou que a Restinga e a Avenida Edgar Pires de Castro não são problemas desta administração, são problemas crônicos que já poderiam ter sido solucionados e que a luta é de todos, independente de partido. Para ele, o prefeito Fogaça,  com todos os problemas que enfrenta na administração, tem demonstrado ser um político capaz de delegar e executar as tarefas. “Um  exemplo é o retorno do Fórum Social Mundial para a Cidade”, ressaltou (RT)

PONTE III – O vereador Aldacir  Oliboni (PT) propôs à Mesa Diretora que entre em contato com o Executivo e marque uma visita até o local onde a ponte caiu. “Esse é o momento de juntos solucionarmos o problema de uma comunidade que se encontra ilhada.”, argumentou. De acordo com ele, se for preciso deve-se solicitar auxílio ao Exercito para que construa uma ponte emergencial até que se solucione o problema em definitivo. Oliboni informou também que neste ano tramitará na Casa um projeto para que seja cedida uma área onde será construída a Escola Técnica da Região Leste.(RT)

PREVENÇÃO – Toni Proença (PPS) disse que os políticos têm, de uma forma geral, um traço cultural no Brasil que é de sempre buscar e militar na construção de novas obras, e descuidam do planejamento, prevenção e manutenção. “Os jornais de hoje tratam das cheias que afetam o Estado, e em todos os gestores falam que aumentarão o nível de prevenção, preocupando-se mais com a manutenção”, alertou. Segundo Toni, os políticos precisam “cuidar mais da qualidade dos serviços públicos entregues ao cidadão do que pensar em grandes obras. Vamos aproveitar os poucos recursos disponíveis para cuidar disto”, sugeriu. O parlamentar também alerta que Porto Alegre tem problemas de ocupação de encostas de morros que são “potenciais para novas tragédias”. (LO)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)