Comissão Representativa

Comunicações

Vereador Adeli Sell Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Adeli Sell Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Comunicações da sessão da Comissão Representativa desta quarta-feira (15/7), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

DRAMA - Adeli Sell (PT) cobrou fiscalização da EPTC sobre as empresas de ônibus para evitar o drama diário vivido pela população, principalmente na periferia. Conforme o vereador, além da falta de pontos de parada adequados - com cobertura e um mínimo de conforto -, as pessoas ainda têm de se submeter aos constantes atrasos e a ônibus lotados e quebrados. Adeli contou que, diariamente, recebe diversos relatos de desrespeito e envia reclamações à EPTC, mas nunca recebe retorno. Citou, por exemplo, o caso de uma pessoa que ficou 52 minutos esperando a linha Jardim Ypu. "Há um total desleixo e desdém pela população", disse. (CB)

DEP - Airto Ferronato (PSB) cumprimentou o Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP) pela importante obra a ser executada na Avenida São Pedro, que envolve casa de bombas e  galeria para escoar água até o Guaíba. O vereador lembrou que a obra custará R$ 6,3 milhões e beneficiará 23 mil pessoas diretamente, contribuindo para a revitalização do 4º Distrito. Conforme Ferronato, a obra é parte da visão estratégica de longo prazo adotada pelo DEP já quando ele era diretor do órgão. (CB)

TRIBUNAL - Carlos Todeschini (PT) saudou decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que evitará o monopólio de empresas nas licitações e concorrências. Conforme o vereador, a medida ampliará a participação, dando iguais oportunidades a todas empresas e não apenas às mesmas três ou quatro de sempre, e evitará o encarecimento de obras públicas. Todeschini lembrou que o assunto já havia sido levantado em reunião da Cedecondh da Câmara Municipal. "Não sou contra as grandes empresas; sou a favor de oportunidades para todas", frisou. (CB)

DROGAS - Juliana Brizola (PDT) disse que considera louváveis as campanhas e frentes antidrogas, mas ressaltou que não haverá sucesso no combate ao crack, por exemplo, sem educação pública de qualidade. "Não adianta fazer campanha e colocar as crianças a estudar dentro de latões", afirmou, referindo-se às salas de aula montadas em contêineres. "Com certeza, essas crianças não têm futuro, aliás sabemos o futuro que as espera." Juliana lamentou que o RS esteja mergulhado em denúncias de corrupção. "Gostaria de ver nosso Estado progredindo, mas ele vive num atraso", declarou. "Enquanto as denúncias de corrupção ocupam as páginas dos jornais, nossas escolas estão abandonadas." (CB)

AFETIVIDADE - Toni Proença (PPS) registrou sua concordância com o pensamento do vereador Reginaldo Pujol (DEM) que se manifestou contra a derrubada da caixa d´água, localizada na Praça Mafalda Veríssimo, no Bairro Petrópoli. De acordo como vereador, a população desse bairro tem afetividade com a caixa d´água e ao derrubá-la a prefeitura estaria acabando com um monumento histórico da cidade. “Estaria ainda suprimindo a afetividade dos moradores”, considerou Toni. Disse que aguarda um pronunciamento do Executivo a respeito do tema. “Certamente vão desmentir esse boato”. (RA)

MINISTRO - Dr. Raul (PMDB) saudou a vinda do  ministro da Saúde, José Gomes Temporão a Porto Alegre. Disse que o ministro anunciou medidas importantes para sua área. Dentre a citadas, o vereador ressaltou as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas e as urgências hospitalares. De acordo com Dr. Raul, serão 32 no Estado, sendo 16 implantadas em 2009 e 16 em 2010. “Quatro estão destinadas para Porto Alegre”, informou, ressaltando que serão nas regiões daa avenidas Baltazar de Oliveira Garci, AJ Renner e Frederico Mentz. “São ações extremamente importantes”, considerou. (RA)

OBRAS - João Pancinha (PMDB) somou-se ao pronunciamento do vereador Airto Ferronato (PSB) que falou a respeito do Dep. Considerou que quando Ferronato esteve à frente desse departamento, realizou obras importantes para a cidade. “Fez uma administração progressista mas, infelizmente os recursos eram escassos”. Pancinha disse ainda que com a vinda de recursos do Exterior será possível realizar uma obra importante no Quarto Distrito de Porto Alegre. “Essa obra, juntamente com o Conduto Álvaro Chaves, trará saneamento para essa região da cidade”. (RA)

RESTINGA - Nelcir Tessaro (PTB) mostrou preocupação com os problemas no atendimento em posto de saúde no bairro Restinga, em Porto Alegre. Segundo o vereador constatou, ao visitar a região durante esta semana, a unidade comunicou que não faria atendimento devido às férias do médico responsável. "É inadmissível que o governo não tenha um plantonista reserva para realizar consultas em um dos maiores bairros da cidade. Faço um alerta urgente à Secretaria de Saúde para providenciar uma solução", pediu. Apesar dos problemas na saúde, Tessaro elogiou o trabalho educacional feito pela creche Santa Rita que após anos de dificuldade atende hoje cerca de 42 crianças de 0 a 6 anos. (ES)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)