Comissões

Conquista: vereadores visitam vila irregular

Na vila água potável e esgoto correm juntos Foto: Jonathan Heckler
Na vila água potável e esgoto correm juntos Foto: Jonathan Heckler

Taís fará 11 anos no dia 8 de abril. Na manhã deste sábado (26/3), dia do aniversário de Porto Alegre, ela recebeu a visita de vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal da Capital. A casa onde mora, com os pais João Alvarino Pinheiro e Terezinha Fátima Oliveira, mais a irmã Tália, em dias de chuva é inundada pela água e pelo esgoto que, na Vila da Conquista, bairro Passo das Pedra, corre livremente por valetas a céu aberto. Taís tem paralisia cerebral.

Na Vila da Conquista, área de assentamento da prefeitura, vivem cerca de 300 famílias. O local, contudo, é mais uma das vilas irregulares de Porto Alegre. Mesmo servido por água - que não chega à casa de todos os moradores -, em vários pontos os canos de fornecimento passam por dentro de valos onde também correm dejetos cloacais. Na parte elétrica, as ligações clandestinas, os "gatos", são absolutas. Toda essa situação foi verificada pelos vereadores Pedro Ruas (PSOL), Paulinho Rubem Berta (PPS), Nilo Santos (PTB) e Mário Manfro (PSDB).

Participativo

O objetivo da visita dos vereadores, que estiveram acompanhados por representações da Secretaria Municipal da Saúde, Dmae e Demhab, foi conhecer a realidade da Conquista, ouvir os moradores e encaminhar proposta para regularização da área e o consequente fornecimento de uma  infraestrutura mínima. Na caminhada, feita por ruas enlameadas pela forte chuva da noite anterior, os vereadores foram ciceroneados por Alex Sandro Nunes da Rosa, presidente da Associação de Moradores da Vila da Conquista (Amovic), ele mesmo um dos que não tem água em casa.

Ao discutirem possíveis soluções, Nilo Santos defendeu que parte de verba disponível no orçamento municipal para a construção de posto de saúde na região seja designada para serviços de levantamento topográfico. "Nenhum posto será feito se a área não estiver regularizada", explicou. "Não viemos aqui trazer ilusão. Viemos para verificar e exigir melhorias em nome de vocês", afirmou Pedro Ruas. Já Paulinho Rubem Berta lembrou a importância de que as solicitações sejam listadas no Orçamento Participativo: "Existe esta ferramenta. Mas, cada um tem que participar para conseguir".

Sorriso

Aluna da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbuck, no Jardim Guanabara, Taís precisa de dois ônibus diariamente para frequentar as aulas. Ela é levada pela mãe. Neste sábado, com um sorriso curioso, a menina acompanhou toda a movimentação de vizinhos e vereadores nas vielas ao redor e em frente à sua casa, onde há também um lixão nos fundos. Por volta das 12h30min, quando foi encerrada a visita na Vila da Conquista, voltou a chover sobre Porto Alegre.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Leia também:
Vila da Conquista reivindica regularização fundiária