Plenário

Conselho de Nutricionistas alerta para o perigo da obesidade e do sobrepeso

Luciana disse que excesso de gordura corporal mata 3 milhões de pessoas por ano  Foto: Guilherme Almeida
Luciana disse que excesso de gordura corporal mata 3 milhões de pessoas por ano Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

No período destinado à Tribuna Popular, na sessão plenária daCâmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (3/9), foidiscutida a importância da atuação de um nutricionista para a promoção da saúdeda população. A presidente do Conselho Regional deNutricionistas, Luciana Meneghetti Gehrke, destacou a atuação dos profissionais habilitados e alertou para a necessidade de prevenir as Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT). Segundo Luciana, a obesidade e o sobrepeso estão,atualmente, entre os problemas de saúde mais graves no país. "Sãoaproximadamente 3 milhões de pessoas que morrem ao ano, devido ao excesso degordura e obesidade. São dados que assustam, pois falamos de saúde."

Um dos maiores desafios em Porto Alegre, conforme Luciana, é o combate às DCNTs. Como atestou, osúnicos profissionais que planejam e dão assistência na alimentação dapopulação são os nutricionistas habilitados para exercerem o cargo. "Oprofissional que hoje atua nessa área deve estar apto para guiar e ajudaraquela pessoa que está ali procurando por atendimento", disse. "Vemos hoje muitaspessoas exercendo uma função sobre a qual não possuem conhecimento, o que considerolamentável."

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)