Comissões

Cosmam pede ampliação do atendimento em saúde bucal

Maria Rita, do CRO/RS, trouxe dados sobre atendimento Foto: Pedro Revillion
Maria Rita, do CRO/RS, trouxe dados sobre atendimento Foto: Pedro Revillion

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal irá sugerir ao Executivo municipal que estabeleça como meta a implantação de uma equipe de atendimento em saúde bucal em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Programa de Saúde da Família (PSF) do Município. Em reunião coordenada pela presidente da Cosmam, vereadora Neuza Canabarro (PDT), os vereadores Claudio Sebenelo (PSDB), Aldacir Oliboni (PT), Mauro Pinheiro (PT) e Dr. Raul (PMDB) ouviram representantes do Conselho Regional de Odontologia do RS (CRO/RS) sobre as deficiências no atendimento em saúde bucal prestado na rede pública de saúde em Porto Alegre. "Faremos essa indicação à Secretaria Municipal de Saúde, embora desanimados com o atual secretário municipal de Saúde", disse Oliboni.

Neuza Canabarro também lamentou nova ausência de representantes da SMS às reuniões da Cosmam e considerou a atitude "um descaso do secretário de Saúde em relação à Câmara". A reunião também contou com a presença de representantes dos moradores da Vila Batista Flores, que voltaram a reclamar do precário atendimento odontológico naquela região. Oliboni também sugeriu que o atendimento em saúde bucal na Batista Flores seja estendido, já que atualmente um odontólogo atende, diariamente, apenas até as 16 horas.

Para Maria Rita de Lemos, do CRO/RS, o atendimento em saúde bucal é precário em toda a Capital. Segundo ela, o ideal seria que houvesse, na rede pública, um cirurgião dentista para cada 1,5 mil pessoas, mas Porto Alegre possui média de um odontólogo para cada 9 mil usuários. Maria Rita citou ainda que a meta definida, em 2007, pelo CRO/RS era de que 11,20% dos porto-alegrenses tivessem acesso à primeira consulta em saúde bucal; no entanto, informou, esse atendimento chegou a apenas 7,4% da população no ano passado.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Vereadores defendem ampliação do atendimento bucal