Sessão Solene

Presidente do CRO é Cidadão Emérito da Capital

Joaquim Cerveira (com diploma), Sofia, Manfro e presidentes de entidades Foto: Elson Sempé Pedroso
Joaquim Cerveira (com diploma), Sofia, Manfro e presidentes de entidades Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS), Joaquim Cerveira, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre em sessão solene realizada nesta terça-feira (22/3) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. Proposta pelo vereador e dentista Mário Manfro (PSDB), a homenagem contou com as presenças de representantes das principais entidades de Odontologia, amigos e familiares de Cerveira.

Manfro destacou a formação, a carreira e a contribuição de Cerveira para a valorização da Odontologia e da saúde bucal da população. "É necessário chamar a atenção para sua capacidade de trabalhar e lutar pelos direitos dos profissionais e do cidadão com serenidade e competência”, disse. “De maneira firme, transparente e conciliadora, o doutor Joaquim atua buscando a solução dos problemas sociais, em especial os relativos à saúde.” Conforme Manfro, Cerveira acredita e valoriza o diálogo, o respeito às opiniões e o trabalho como forma de se alcançar o bem comum.  Segundo o vereador, nos 37 anos de carreira e como presidente do CRO desde 2004 Cerveira não tem poupado esforços para desenvolver sistemáticas eficientes de fiscalização, protegendo a sociedade de profissionais não habilitados. O objetivo, de acordo com Manfro, é oferecer uma Odontologia séria e de qualidade. 

Cerveira agradeceu a homenagem - entregue em forma de medalha com o Brasão de Porto Alegre e diploma -, ressaltando o "duplo alcance" da distinção: ao CRO e a ele pessoalmente. Lembrou do importante papel do CRO que, surgido há 45 anos, tem participado ativamente dos conselhos de saúde do município e do Estado. Também enfatizou a "interlocução qualificada" desenvolvida com os poderes Executivo e Legislativo, nessa esfera em especial com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Citou entre os muitos momentos de colaboração a realização de uma audiência pública específica sobre saúde bucal. Por fim, Cerveira agradeceu ao apoio dos funcionários do CRO, a sua família e amigos.

Além da presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), e de Cerveira, compuseram a mesa da solenidade os presidentes do Sindicato dos Odontólogos do RS, Andrew Lemos Pacheco; da Associação Brasileira de Odontologia/RS, Flávio Marsiaj Oliveira; e do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília de Medeiros Kother. Os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Dr. Raul Torelly (PMDB) e Elias Vidal (PPS) saudaram o homenageado.

O homenageado

Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira nasceu em 14 de janeiro de 1949 em Porto Alegre. Em 1970, ingressou no curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), formando-se em 1973. A partir daí, desenvolveu carreira como professor universitário e na administração pública. Desde 2004, preside o CRO.
 Cerveira é especialista em Odontologia Preventiva e Social pela Ufrgs, especialista em Odontologia Legal pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs) e mestre em Saúde Coletiva/Atenção à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde cursa o doutorado em Odontologia/Saúde Coletiva e ministra a disciplina de Legislação e Ética em Odontologia.
 O novo Cidadão Emérito foi coordenador de Saúde Bucal do Estado de 1995 a 1999 e, como conferencista, recebeu títulos de Honra ao Mérito do Conselho Federal de Odontologia e do CRO-RS, além da Medalha Dr. Luiz César Pannain, do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)