Presidência

CVV apresentará trabalho voluntário na Câmara

Dirigentes da instituição pediram o apoio do Legislativo Foto: Elson Sempé Pedroso
Dirigentes da instituição pediram o apoio do Legislativo Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr.Thiago Duarte (PDT), garantiu na tarde desta terça-feira (9/4) a participação da Associação de Auxílio Mútuo (Assam), mantenedora do posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Porto Alegre, na Tribuna Popular no próximo dia 6 de maio. A instituição atua no apoio emocional a pessoas deprimidas e com risco de suicídio.

No encontro, realizado no Salão Nobre Dilamar Machado, os dirigentes da mantenedora pediram o apoio do Legislativo para a divulgação do trabalho feito pelos 35 voluntários que atualmente prestam plantões no atendimento telefônico e presencial na sede, localizada no bairro Menino Deus.

Alfredo, funcionário público aposentado, presidente da Assam, explicou que o sigilo dos voluntários e colaboradores é premissa básica para a participação. Segundo ele, o déficit de pessoas para o trabalho é grande. “Para que não houvesse sobrecarga de horários para os atuais voluntários, teríamos de ter mais 55 atendentes”, admite.

Por sugestão do presidente do Legislativo, foi agendada a participação do CVV na Tribuna Popular do dia 6 de maio próximo. Também ficou pré-definido o dia 10 de setembro para que, em parceria com a Câmara, seja realizado evento alusivo à passagem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Entre as necessidades do CVV, ainda foi ressaltado que é preciso solucionar um impasse que dura anos, as chamadas de engano para o número 141. “É comum que as pessoas liguem para São Paulo e esqueçam de colocar o zero antes do 14 (número de uma das operadoras que atuam no Estado), por exemplo. Aí ao seguir a discagem colocando o prefixo da capital paulista, que é o 11, forma-se a sequência 141 e a ligação cai na linha do CVV”, explicou Alfredo.

Acompanharam a visita, além do presidente da Assam, a vice-presidente Ivone, a secretária Carla, a tesoureira Jane e outros três voluntários. Todos, independente da posição hierárquica, atuam no trabalho de conversação com quem procura o atendimento do CVV.

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)