Debates discutirão alternativas para o futuro da Capital
As grandes cidades brasileiras apresentaram um crescimento desordenado. Por isso, em muitas capitais, grandes contingentes de moradores que não dispõem dos serviços públicos básicos, como coleta e destinação do lixo, abastecimento de água e luz, e disponibilidade de áreas de lazer. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (24/4) pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), durante café da manhã no Ritter Hotel com representantes de jornais de bairro que conheceram detalhes do Fórum de Debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro. O objetivo desta instituição é planejar a cidade para os próximos 30 anos e evitar o agravamento dos problemas, acrescentou Melo.
O evento, dividido em quatro grandes temas e com um seminário final, vai discutir e propor alternativas para os principais problemas de infra-estrutura da cidade e terá a coordenação geral do professor João Carlos Brum Torres, ex-secretário estadual do Planejamento. Melo destacou que a regularização fundiária é uma das mais urgentes demandas para solucionar parte das dificuldades impostas à população que ocupa áreas irregulares. Existem mais de 800 áreas nestas condições onde vivem mais de 20 mil famílias, advertiu.
Programa
Os debates terão como tema mobilidade urbana (14/5), desenvolvimento econômico (21/5), urbanismo sustentável (11/6) e dinâmica e estética urbana (18/6). Todos os eventos serão realizados no prédio 40 da PUC. As conclusões serão tema de um grande fórum no dia 22 de julho, onde especialistas nacionais e internacionais irão propor alternativas para a Capital e deverão inspirar a criação de um instituto de altos estudos sobre Porto Alegre.
O primeiro evento, dia 14 de maio, que tratará sobre Mobilidade Urbana, terá a coordenação do professor Luís Antônio Lindau. O professor Orlando Strambi, da Universidade de São Paulo e com mestrado em Planejamento de Transportes pela Cornell University, falará sobre o sub-tema Planejamento e Mobilidade Sustentável. Já Luiz Afonso Senna, secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, falará sobre Circulação Viária, e Cássio Tanigushi, duas vezes prefeito de Curitiba, tratará de Transporte Coletivo. O jornalista Elmar Bones e o presidente do Trensurb, Marco Arildo, serão os debatedores do painel.
A Câmara Municipal terá como parceiros na organização do evento a Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), sessão RS, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), e a Confederação Nacional dos Municípios.
Opiniões
O vereador Adeli Sell (PT), disse que é preciso ousadia para tomar atitudes e encontrar soluções urbanas. Para a vereadora Neuza Canabarro (PDT), discutir o futuro de Porto Alegre é somar dividendos para o bem-estar da cidade. A vereador Margarete Moraes, líder da bancada do PT, afirmou que a Câmara Municipal vive um momento diferenciado e que debater a estética da cidade é investir na auto-estima das pessoas. Também participou do café da manhã o vereador Dr. Goulart (PTB).
Cronograma dos Debates
14 de maio - Mobilidade Urbana
21 de maio - Desenvolvimento Econômico
11 de junho - Urbanismo Sustentável
18 de junho - Dinâmica e Estética Urbana
22 de julho - Fórum final com as conclusões dos debates anteriores e encaminhamento de propostas e sugestões
LOCAL: Prédio 40 da PUC
Gilberto Jasper (reg. prof. 4152)