Dia do Professor: Neja Paulo Freire é homenageado
Para marcar a passagem do Dia do Professor (15 de Outubro), a Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o Grande Expediente desta quinta-feira (18/10) a homenagear o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) Paulo Freire. Proposta pela vereadora Sofia Cavedon (PT), a homenagem teve as presenças de alunos e professores da escola.
Sofia disse que o Neja Paulo Freire foi escolhido para destacar o Dia do Professor pelo valor e luta em defesa da qualidade do ensino oferecido a pessoas que, por algum motivo, não puderam concluir os níveis Fundamental e Médio. A vereadora informou que o Neja forma 500 alunos por ano.
Mesmo assim, no início de setembro, recebeu a triste notícia de que teria seu número de professores reduzido, lamentou. A medida acabaria com as aulas presenciais, tão importantes, na opinião de Sofia, para a efetiva formação dos alunos. Longa vida a essa escola, afirmou. Que seus alunos e professores não se cansem de lutar.
O professor Egídio Ferreira Fagundes, representante do Neja Paulo Freire, enfatizou o momento delicado por que passa a escola e a educação no Rio Grande do Sul. Somos reflexo de uma política pública ou a ausência dela com reflexos diretos sobre nosso trabalho, declarou.
Fagundes pediu ao vereadores dos partidos da base do governo gaúcho que tentem sensibilizar a Secretaria Estadual de Educação para a importância das aulas presenciais. Educadores e educandos querem qualidade de ensino, salientou.
A vereadora Neuza Canabarro (PDT) disse que o Neja Paulo Freire é mais um grupo penalizado por essa governadora que está posta, uma tragédia para a educação do Rio Grande do Sul.
Segundo Neuza, a racionalização de gastos na educação deve ser feita com o corte de cargos em comissão (CCs) e de viagens, por exemplo, e não em pontos prejudiciais aos necessitados de atendimento supletivo.
Em tempo de Liderança, Clênia Maranhão (PPS) garantiu que o Executivo municipal tem como uma de suas prioridades a educação, especialmente a Infantil, tendo inaugurado diversas creches recentemente.
Essa preocupação, segundo Clênia, deve-se ao fato de a Capital contar com um prefeito José Fogaça - que tem como centro de sua história a atividade de educador. A vereadora admitiu, porém, que ainda é longo o caminho até uma educação efetivamente democrática.
Além de Sofia, Neuza e Clênia, também saudaram o Neja Paulo Freire os vereadores Ervino Besson (PDT), João Antonio Dib (PP) e Professor Garcia (PMDB).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)