Plenário

Duplicação da Avenida Tronco é tema da Tribuna Popular

Implicações sociais da obra foram apontadas durante sessão da Câmara

Tribuna Popular para tratar da duplicação da antiga Avenida Tronco e serviços.
Michael dos Santos pediu retomada das obras e das indenizações (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

O espaço da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, na sessão ordinária desta segunda-feira (13/3), o Instituto de Integração Social (ISS), representado pelo associado Michael Santos dos Santos. Ele abordou o andamento e as consequências sociais da duplicação da antiga Avenida Tronco, na zona sul da Capital. 

De acordo com Santos, 751 famílias atingidas pela obra já receberam o bônus-moradia e 258 já foram indenizadas. Outras 222 recebem o recurso do Aluguel Social e 180 ainda aguardam uma resolução sobre sua situação. “São famílias que ainda aguardam o pagamento de alguma indenização”, explicou. Ele solicitou que a prefeitura retome os processos de indenização e que dê andamento às obras na região. “Toda a Grande (Vila) Cruzeiro é um enorme canteiro de obras. Calçadas, logradouros, postes e redes de esgoto precisam de manutenção”, declarou.

O representante do ISS reiterou que o projeto de duplicação da avenida é importante para a cidade e para os moradores da comunidade e elogiou a implantação do escritório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) no local, ponderando que ainda há obras a serem realizadas. “Fomos bem acolhidos no início do governo pela secretaria de Desenvolvimento Social, porém ainda há bueiros a céu aberto e casas em situação de risco”, atestou.

Por fim, Michael Santos solicitou à administração municipal que inicie a construção de unidades habitacionais e de um centro de compras e serviços na comunidade, além da revitalização e implantação de novos equipamentos públicos. “Nós precisamos retomar os espaços de esporte e lazer que foram retirados pela duplicação da avenida, e o governo deve sinalizar as áreas de construção antes que sejam invadidas”, disse. “Se o poder público tem dificuldades, estamos à disposição e temos soluções a apresentar”, completou ele, reiterando a urgência de muitas famílias em resolver sua demanda habitacional.

Parlamentares

Em tempo de Liderança, o vereador Luciano Marcantônio (PTB) agradeceu a presença de moradores da Vila Cruzeiro nas galerias e reiterou que a obra possui um grande impacto social. “Ela uniu os órgãos públicos e a comunidade, e, mesmo enfrentando muitas críticas, foi um processo vencedor”, garantiu. Segundo ele, a prefeitura municipal pretende dar sequência às obras do local. “Alguns ajustes são necessários devido à situação econômica do país, mas as obras prosseguirão”, disse Marcantônio. 

Os vereadores Idenir Cecchim (PMDB), Adeli Sell (PT), Tarciso Flecha Negra (PSD), José Freitas (PRB), Cassiá Carpes (PP) e Airto Ferronato (PSB) também manifestaram apoio às demandas apresentadas.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)