Escola do Legislativo

Cuidados com a gripe H1N1 são tema de debate na Câmara

Rosa Harzheim falou sobre os riscos e cuidados para prevenção contra gripe H1N1 Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Rosa Harzheim falou sobre os riscos e cuidados para prevenção contra gripe H1N1 Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na manhã desta terça-feira (19/4), uma palestra da médica Rosa Harzheim, servidora do Ambulatório da Casa, sobre os cuidados que se devem ter para prevenção da gripe H1N1 e os possíveis riscos deste vírus. O encontro, realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, reuniu servidores na Sala de Cursos para debater e tirar dúvidas sobre uma das maiores epidemias da atualidade.

De acordo com a médica, o vírus H1N1 é transmitido de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirro; por isso, a recomendação para o uso regular do álcool gel nas atividades diárias. De acordo com Rosa Harzeim, o tratamento para quem contraiu o vírus inclui medicação sintomática, hidratação, antitérmico, alimentação leve e repouso.

"A melhor alternativa é a vacinação imediata e a prevenção, mas ninguém está livre do H1N1. O contágio é muito rápido e, neste caso, é extremamente recomendado o uso do antiviral até 48 horas após o início dos sintomas, visando a reduzir os efeitos. O vírus não deixa sequelas no organismo, mas suas consequências podem levar à morte. Desta forma, quem apresentar os sintomas deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa”, disse.

A especialista salienta que a vacina protege por até 12 meses. "A vacina leva até 15 dias para fazer efeito no organismo e protege por, no máximo, 12 meses, uma vez que, passado este período, os vírus existentes sofrerão mutação e já serão outros", esclarece a médica. 

Entre os grupos prioritários, que devem realizar urgente a vacinação, estão: idosos com mais de 60 anos; crianças com idade entre 2 meses e 5 anos; pessoas abrigadas em asilos e orfanatos; funcionários da área da saúde; portadores de doenças crônicas; e membros, funcionários e presos do sistema carcerário.

A campanha de vacinação começa oficialmente no dia 25 no Rio Grande do Sul. A vacinação em unidades de saúde é gratuita para grande parte da população, tais como gestantes e crianças com idade entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
 

Texto: Jonathan Colla
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)