Institucional

Executivo e funcionalismo se reúnem nesta sexta na Câmara

Câmara intermediou negociação entre municipários e Executivo (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em reunião na tarde desta quinta-feira (19/10), líderes partidários da Câmara Municipal de Porto Alegre acertaram com o Executivo a realização de reunião, nesta sexta-feira (20/10) às 10h30, com o vice-prefeito Gustavo Paim. Ele virá ao Legislativo para ouvir representantes do funcionalismo sobre os projetos enviados pelo Executivo que alteram o estatuto dos servidores municipais. Ficou acertado também que na segunda-feira (23/10), às 16 horas, haverá nova reunião, na sede do Executivo, com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, com o vice-prefeito Paim, a equipe técnica da Prefeitura, líderes partidários e também com uma representação dos sindicalistas.

A informação do líder do governo, vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB), é que no final de semana os técnicos da Prefeitura irão elaborar modificações que contemplem alguns dos pleitos do funcionalismo, mas não detalhou quais serão essas mudanças. Ao final da reunião desta tarde, o presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), recebeu um grupo de líderes da greve do funcionalismo. Ele confirmou a abertura das negociações nos termos definidos pelo colégio de líderes. 

Impacto

Os projetos de lei que tratam do funcionalismo são o 2066/17, 2062/17 e 2063/17. Se forem aprovados, extinguem a licença-prêmio, permitem o congelamento e o parcelamento dos salários, postergam o pagamento do 13º para janeiro e permitem a retirada das gratificações por dedicação exclusiva. Outros efeitos das propostas são a diminuição dos percentuais pagos nos avanços e nas gratificações adicionais por tempo de serviço.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)