Presidência

GT dos resíduos da construção civil visitará central de triagem

Primeira reunião do GT foi realizada nesta terça-feira Foto: Tonico Alvares
Primeira reunião do GT foi realizada nesta terça-feira Foto: Tonico Alvares
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), participou nesta terça-feira (21/6), da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Resíduos Sólidos da Construção Civil. O comitê vai trabalhar a partir das demandas registradas em audiência pública promovida no dia 19 de maio. Na ocasião, foi relatado que há apenas um local para a destinação dos resíduos na Capital.

A alternativa de um novo lugar para depositar os detritos pode estar em terrenos da Região Metropolitana, sugeriu o vereador Sebastião Melo (PMDB). Além desta questão, Sofia avaliou a falta de separação nos resíduos como agravante, uma vez que materiais que poderiam ser reciclados acabam sendo contaminados. Segundo Marcus Pozzobon, representante da Associação dos Transportadores de Caçambas Estacionárias de Porto Alegre (ATCE), os pequenos geradores – responsáveis pela maior parte do volume de detritos – não separam os resíduos e dificultam o descarte e a reciclagem.

O Supervisor de Operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Adelino Lopes Neto, ressaltou que o cidadão tem que saber que é responsável pelo destino dos resíduos gerados na construção. “Cerca de 60% dos clientes não querem nem saber para onde vai”, estima Pozzobon, com base nos atendimentos diários que faz na empresa onde trabalha. “As pessoas devem ter ideia do que uma pequena reforma em casa vai gerar”, opinou Adriana Alves, representante da ATCE.

Encaminhamentos

A construção de um centro de triagem na Capital foi uma sugestão levantada na mesa. Segundo Sofia, o grupo deve ir a São Leopoldo no dia 30 de junho, às 9 horas, para conhecer a experiência da Central de Triagem da cidade e, posteriormente, aprofundar o debate sobre a possibilidade de implantar um modelo semelhante. Para a próxima reunião, o grupo destacou a importância de avaliar a legislação já existente e meios para regulamentá-la e colocá-la em prática.

Participaram ainda da reunião representantes da Prefeitura Municipal e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência