Comissões

Índios charruas reivindicam moradias na Cuthab

Acuab disse que a comunidade espera a construção das casas há sete anos Foto: Cristiane Moreira
Acuab disse que a comunidade espera a construção das casas há sete anos Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida nesta terça-feira (15/4) para tratar das obras de infraestrutura que devem ser realizadas para o assentamento de 11 famílias indígenas no Extremo-Sul da Capital. Acuab, primeira mulher cacique-geral dos índios Charruas no Estado, lembrou que a comunidade espera a construção de nove casas há quase sete anos. “Semana passada a Prefeitura visitou o local para ver o que já tinha visto. Mas até agora não fez nada! Estamos embaixo de lonas”, disse.

Proponente da reunião, o vereador Delegado Cleiton (PDT) criticou a falta de representantes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). “É um desrespeito com essa Casa. Ano passado, o secretário não esteve nenhuma vez nas reuniões da Cuthab. Sempre enviava o adjunto.”

A secretária-adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Carina D’Ávila, informou que o Demhab não pôde comparecer por causa de um imprevisto na Vila Herdeiros. Segundo ela, a criação da aldeia charrua Polidoro depende da drenagem e da terraplanagem no terreno. A previsão é de que as obras estejam concluídas até julho, quando então será iniciada a construção das casas.

O presidente da Cuthab, Paulinho Motorista (PSB), agendou um novo encontro para o dia 27 de abril, às 10 horas, para a apresentação do cronograma de obras. Afirmou, ainda, quer irá cobrar uma explicação do Demhab. “É preciso ter respeito com a Câmara e com a comunidade Charrua”, disse. O vereador Engenheiro Comassetto (PT) também participou da reunião.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)