Jornal do Comércio: Projeto quer derrubar estrutura de aeromóvel
Após quase 35 anos de obras interrompidas, é possível dizer que os trilhos do aeromóvel já fazem parte da paisagem no Centro de Porto Alegre, mesmo que nunca tenham sido utilizados de fato. Um projeto que tramita na Câmara da Capital, porém, pode resultar no fim da estrutura de cerca de um quilômetro em frente à Usina do Gasômetro. Proposta pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), a alteração na Lei Complementar nº 646, de 2010, prevê a remoção completa da estrutura como parte da implementação do chamado Corredor Parque do Gasômetro.
A ideia foi rejeitada pela Câmara no começo deste mês. Apesar de ter obtido 17 votos favoráveis e 11 contrários, o projeto não alcançou a maioria necessária - que, no caso de Porto Alegre, é de, no mínimo, 19 votos. Apesar da derrota inicial, Cecchim deve propor uma nova votação, aproveitando uma cláusula do regimento interno da Casa, que permite a renovação do processo sempre que a diferença para aprovação na primeira consulta for igual ou inferior a três votos.
Conforme o vereador, a proposta para remover o aeromóvel é a primeira de uma série de iniciativas voltadas a estruturas incompletas espalhadas pela cidade. "Aquela coisa está parada há décadas, não serve para nada. Depois que o aeromóvel do aeroporto começou a funcionar, aquilo não tem mais utilidade nem para demonstração. É um trilho que vai do nada para lugar algum, serve apenas para criar mosquitos", critica Cecchim. "A orla está ficando tão bonita, temos que tirar aquela coisa feia de lá. Se em 40 anos não fizeram uma licitação para retomar o projeto, não é agora que vão fazer."
A estrutura começou a ser erguida em 1982, como parte de um então pioneiro projeto para transporte coletivo. Uma primeira estação foi construída, em frente à Usina do Gasômetro, e inaugurada no ano seguinte. Pouco depois, porém, os recursos para a obra foram interrompidos, e o aeromóvel acabou ficando de fora de diferentes planos para a mobilidade da Capital. Em 2013, foi inaugurado o aeromóvel ligando o aeroporto Salgado Filho ao Trensurb, primeira estrutura utilizando a tecnologia no Brasil. A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) chegou a elaborar estudo de demanda para uma estrutura idêntica, que atenderia à Zona Sul da cidade e sairia da Rodoviária até o Hipódromo do Cristal.
O projeto, porém, acabou engavetado. Pela proposta de Cecchim, parte da estrutura seria reaproveitada para a construção de diques no Arroio Sarandi, diminuindo o efeito dos constantes alagamentos no bairro da Zona Norte da Capital. "Cerca de mil famílias seriam diretamente beneficiadas. Qualquer chuvarada alaga toda a região. Podemos resolver o problema desses moradores aproveitando uma coisa que está atirada, sem uso", argumenta.
Texto: Igor Natusch - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/05/geral/561670-projeto-quer-derrubar-estrutura-de-aeromovel.html)
A ideia foi rejeitada pela Câmara no começo deste mês. Apesar de ter obtido 17 votos favoráveis e 11 contrários, o projeto não alcançou a maioria necessária - que, no caso de Porto Alegre, é de, no mínimo, 19 votos. Apesar da derrota inicial, Cecchim deve propor uma nova votação, aproveitando uma cláusula do regimento interno da Casa, que permite a renovação do processo sempre que a diferença para aprovação na primeira consulta for igual ou inferior a três votos.
Conforme o vereador, a proposta para remover o aeromóvel é a primeira de uma série de iniciativas voltadas a estruturas incompletas espalhadas pela cidade. "Aquela coisa está parada há décadas, não serve para nada. Depois que o aeromóvel do aeroporto começou a funcionar, aquilo não tem mais utilidade nem para demonstração. É um trilho que vai do nada para lugar algum, serve apenas para criar mosquitos", critica Cecchim. "A orla está ficando tão bonita, temos que tirar aquela coisa feia de lá. Se em 40 anos não fizeram uma licitação para retomar o projeto, não é agora que vão fazer."
A estrutura começou a ser erguida em 1982, como parte de um então pioneiro projeto para transporte coletivo. Uma primeira estação foi construída, em frente à Usina do Gasômetro, e inaugurada no ano seguinte. Pouco depois, porém, os recursos para a obra foram interrompidos, e o aeromóvel acabou ficando de fora de diferentes planos para a mobilidade da Capital. Em 2013, foi inaugurado o aeromóvel ligando o aeroporto Salgado Filho ao Trensurb, primeira estrutura utilizando a tecnologia no Brasil. A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) chegou a elaborar estudo de demanda para uma estrutura idêntica, que atenderia à Zona Sul da cidade e sairia da Rodoviária até o Hipódromo do Cristal.
O projeto, porém, acabou engavetado. Pela proposta de Cecchim, parte da estrutura seria reaproveitada para a construção de diques no Arroio Sarandi, diminuindo o efeito dos constantes alagamentos no bairro da Zona Norte da Capital. "Cerca de mil famílias seriam diretamente beneficiadas. Qualquer chuvarada alaga toda a região. Podemos resolver o problema desses moradores aproveitando uma coisa que está atirada, sem uso", argumenta.
Texto: Igor Natusch - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/05/geral/561670-projeto-quer-derrubar-estrutura-de-aeromovel.html)