Câmara na Comunidade

Loteamento Cristiano Kraemer apresenta demandas

Moradores apresentaram demandas do Loteamento Cristiano Kraemer Foto: Jonathan Heckler
Moradores apresentaram demandas do Loteamento Cristiano Kraemer Foto: Jonathan Heckler
O Loteamento Cristiano Kraemer recebeu, na manhã desta quinta-feira (18/8), o 31º Câmara na Comunidade, projeto desenvolvido pelo Legislativo municipal que leva os vereadores às comunidades, junto com representações da Prefeitura de Porto Alegre, a fim de verificar e encaminhar no local, as demandas mais urgentes.

Após a apresentação do projeto aos moradores, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon (PT), percorreu o Loteamento que reivindica várias melhorias, destacando-se as que envolvem o meio ambiente, habitação e educação infantil. 

Meio Ambiente
Conforme relatório entregue pela direção da Associação de Moradores, através do presidente Marcos Borda, e das vices, Roselaine Marques Netto e Nilsa Maria Henrique Garin, a praça, localizada no centro do Loteamento, ainda não foi urbanizada e está sendo invadida com o despejo de resíduos da construção civil e lixo. “A empresa que realiza o terreno ao lado para transbordo de resíduos, já avançou mais ou menos uns três metros para dentro da nossa praça”, mostrou Marcos Borda.

Com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), e do representante da empresa, a presidente da Câmara encaminhou a ocorrência, em sua opinião muito grave, pois além da mata nativa não estar sendo preservada, os moradores estão sendo afetados com o acúmulo de lixo e resíduos sólidos. Município e empresa comprometeram-se em agilizar as soluções para adequar a situação. Para Roselaine Netto construir um muro de contenção na divisa da praça e o transbordo pode ser uma alternativa. “Este lixão oferece riscos as crianças e adolescentes que brincam na praça”, salientou.

Habitação

A primeira etapa do Loteamento foi entregue em 2006 e a última em 2009 e, segundo relataram as lideranças, desde essa data existe os problemas de acabamento das casas. São problemas nas fiações, na hidráulica, rachaduras, nos pisos e nas aberturas, nos esgotos. A luz individual de cada moradia, desde 2006, está ligada clandestinamente, as primeiras ligações regularizadas pelo Demhab e pela CEEE foram feitas somente em julho deste ano, com a promessa de que todo o Loteamento estará com luz regularizada até final de agosto, também deste ano. Outro problema que os moradores enfrentam é a má qualidade do sistema de esgotos das casas. “Os canos são interligados passando de uma casa a outra e não existe a separação de pluvial e cloacal”, revelaram. 

Sofia ficou impactada com a péssima qualidade do material utilizado para a construção das habitações. “Os moradores informaram que as casa custaram sete mil reais cada. Como é possível fazer uma moradia descente com esse valor?”, questiona a presidente. Sofia irá solicitar uma reunião com a Caixa Econômica Federal (CEF), que financiou o Loteamento através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), e com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), responsável pela obra. “Programas tão preciosos como o subsidio moradia não podem ter gestado tão mal o dinheiro público e penalizar o cidadão. O estado dessas casas nós já denunciamos a dois anos no Ministério Público e vamos cobrar novamente”, destacou a presidente.

Educação Infantil
A Associação de Moradores do Loteamento Cristiano Kraemer, 1078 está a três meses solicitando a Secretaria Municipal de Educação (Smed), reunião para tratar da creche do loteamento. “A obra esta para ser iniciada e a comunidade não viu o projeto”, reclamam as lideranças. Agenda nesse sentido também vendo sendo solicitada pela Presidente da Câmara, mas até o momento a Smed não havia retornado aos pedidos.

Outro problema ainda não resolvido refere-se à gestão da instituição, que está sendo questionada. “Lutamos há muito tempo para ter a creche neste, que já tem o terreno definido (Lote 1) antes mesmo de virmos morar aqui”, enfatizou Eliane Garin Quadros.

Outras Demandas

As lideranças apresentaram outras demandas como a pavimentação da rua F4 não e do final da rua 5064. Solução para as ocupações irregulares feitas em algumas casas que estão pendentes no Departamento Jurídico do Demhab. Regularização total da área do Loteamento. Construção de passeio público no Loteamento. 

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência