Tribuna Popular

Maio Vermelho: dentistas destacam trabalho contra câncer bucal

Profissionais pedem apoio para que campanha tenha mais alcance no próximo ano

Tribuna popular. Maio Vermelho – 31 de maio Dia Estadual da Luta Contra o Câncer Bucal. Na foto, Rubens Gravello Machado, cirurgião dentista.
Rubens Machado falou na Tribuna Popular em nome da Sobracid (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
Cerca de 600 pessoas foram atendidas em exames gratuitos realizados na quarta-feira (31/5), no Largo Glênio Peres, com vistas ao diagnóstico de câncer bucal. Esta informação foi transmitida aos vereadores de Porto Alegre na sessão plenária desta quinta-feira (1º/6). Ao falar na Tribuna Popular da Câmara Municipal, Rubens Garavello Machado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgiões Dentistas (Sobracid), lembrou que a realização dos exames faz parte do Maio Vermelho, programa promovido por entidades odontológicas com vistas à identificação e encaminhamento para tratamento desta moléstia. 

Conforme Machado, o câncer bucal é uma patologia extremamente sofrida. “A boa notícia é que, se for detectado no início, 90% dos casos têm solução”, ressaltou. “Por isso, atividades de prevenção se tornam urgentes e necessárias”, falou ainda o cirurgião-dentista, ao afirmar ser fácil prevenir esse tipo de doença. Ele destacou que, ao contrário do câncer de mama, identificado em uma parcela da população, mulheres adultas, o câncer bucal atinge a todos. “O Maio Vermelho precisa da mesma divulgação que o Outubro Rosa”, pediu.

No Plenário Otávio Rocha, o orador igualmente ressaltou o transcurso, em 31 de maio, do Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marcado nos calendários comemorativos do Município e do Estado. “Esta data não foi escolhida de modo aleatório. Este é o Dia Internacional contra o Tabagismo”, revelou Machado, citando ser o hábito de fumar uma das principais causas deste câncer. Segundo ele, a data foi bem recebida desde sua instituição e, pela necessidade de os exames atingirem um maior número de pessoas, a prática foi estendida a todo o mês, tendo sido então criado o Maio Vermelho.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marroco (reg. prof. 6062)