Plenário

Maio Vermelho promove a luta contra o câncer bucal

RS registra 15 mil casos de câncer de boca por ano, alertou Rubens Machado  Foto: Guilherme Almeida/CMPA
RS registra 15 mil casos de câncer de boca por ano, alertou Rubens Machado Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Começa hoje a campanha Maio Vermelho, de luta contra o câncer de boca, tema abordado pelo 1º secretário do Comitê de Entidades de Classe Odontológica (Ceco), Rubens Machado, nesta segunda-feira (2/5) na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele destacou a iniciativa, proposta em lei pelo deputado Adroaldo Loureiro, como importante para a prevenção da doença. "Saber a importância da saúde bucal é o primeiro passo para que não haja, mais tarde, consequências graves, como o câncer", disse.

Machado informou que, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, no dia 31 de maio (Dia de Luta contra o Câncer Bucal), no Largo Glênio Peres, serão realizados exames gratuitos para a prevenção desse tipo de câncer. "Esta é a oferta do Ceco. Oferecemos gratuitamente à população o que temos de melhor, que é o nosso conhecimento. É de extrema importância a realização de exames preventivos."

Segundo o orador, a cada ano aproximadamente 15 mil casos são diagnosticados no Estado com a doença. Porém, muitas pessoas não realizam exames preventivos e, em alguns casos, não resistem ao câncer de boca. "A doença é totalmente erradicada se forem realizado exames preventivos. Por isso, temos campanhas de prevenção", afirmou.

Ao finalizar, Machado agradeceu ao vereador Mario Manfro (PTB), que também é dentista, por sugerir uma Tribuna Popular sobre a campanha Maio Vermelho. "Saber a importância de tratar esta doença e disponibilizar este espaço é gratificante para o Conselho", frisou.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)