Sessão Solene

Maira Caleffi é Cidadã de Porto Alegre

Maira Caleffi recebeu homenagem da CMPA nesta terça-feira  Foto: Pedro Revillion
Maira Caleffi recebeu homenagem da CMPA nesta terça-feira Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na tarde desta terça-feira (23/9), o título de Cidadã Honorária para a médica Maira Caleffi, por proposição  do vereador Newton Braga Rosa (PP). A homenagem foi dirigida pelo vereador Sebastião Melo (PMDB) e acompanhada por amigos, colegas, voluntários do Imama e familiares da agraciada.

Braga Rosa lembrou que Maira Caleffi é paulista, mas mora em Porto Alegre desde criança, sendo graduada em Medicina pela PUCRS, e presidente do Instituto da Mama do RS (Imama) desde a sua fundação, em 1993, uma das referência na luta contra o câncer de mama no Brasil.

O vereador destacou ainda ser a homenageada especialista em mastologia pelo Imperial Cancer Research, do Guy’s Hospital de Londres, onde desenvolveu a tese de doutorando intitulada Câncer de mama na mulher idosa. “O criterioso trabalho de prevenção, diagnóstico, competência técnica e projeção internacional, torna Maira Caleffi uma figura preciosa para todos nós”, ressaltou Braga Rosa.

Maira, ao agradecer a homenagem, lembrou sentir-se muito orgulhosa por ter feito sua carreira profissional na cidade que escolheu para viver. Observou também que neste ano a Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo Imama, chega à sua quinta edição. "O objetivo é alertar a sociedade de que o câncer de mama tem cura e de que o avanço da ciência precisa se consolidar na prática".

A médica lembrou ainda que nova lei federal garante a realização de mamografias anuais para mulheres com mais de 40 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Trata-se de um avanço  importante, que precisa ser executado com eficácia para gerar resultados realmente satisfatórios”, afirmou.

Estiveram presentes na homenagem os vereadores Margarete Moraes (PT), João Carlos Nedel (PP) e Claudio Sebenelo (PSDB), a superintendente do Imama, Rosa Rutta, a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Medeiros Gonzáles, e o vice-presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários da CMPA, Carlos Alberto Pippi da Mota.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)


Ouça:
Presidente do Instituto da Mama recebe título de Cidadã