Memória

Mesa-redonda lembra 170 anos de Apolinário Porto Alegre

Apolinário Porto Alegre Foto: Acervo Memorial
Apolinário Porto Alegre Foto: Acervo Memorial
Nesta sexta-feira (29/8), completam-se 170 anos de nascimento do escritor, poeta, professor, historiador, dramaturgo, filólogo e jornalista Apolinário Porto Alegre (1844-1904). A data será lembrada na mesa-redonda marcada para 10h30min no Auditório Ana Terra, da Câmara Municipal, promovida pela Sociedade Partenon Literário e pelo Memorial do Legislativo da Capital. Entrada franca.

Irmão dos também escritores Apeles (1850-1917) e Aquiles Porto Alegre (1848-1926), Apolinário ajudou a fundar o Partenon Literário, em 1868. A entidade é considerada a principal agremiação de literatura do Rio Grande do Sul do século XIX, tendo surgido antes mesmo das Academias Brasileira e Riograndense de Letras. Além dos irmãos Porto Alegre, a sociedade reuniu intelectuais como Caldre Fião, Luciana de Abreu, Múcio Teixeira, Aurélio Bitencourt, Carlos Von Koseritz e Lobo da Costa. Foi extinta oficialmente em 1925 e recriada em 1997, mas nunca teve uma sede própria.

Apolinário nasceu em 29 de agosto de 1844 em Rio Grande (RS) e morreu na Capital em 23 de março de 1904, vitimado pela tuberculose. Seus escritos têm o Rio Grande do Sul como temática principal, com destaque para Popularium Sul-Rio Riograndense e o romance O Vaqueano. Publicou livros de poemas, como Poesias Bromélias (com o pseudônimo de Iriema), Cabila e Flores da Morte (póstumo), e diversas peças de teatro, entre elas Cham e Jafé, Benedito e Mulheres.

Debatedores

Participarão da mesa-redonda na Câmara:

Dilmar Xavier Paixão - professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atua nas áreas de educação, comunicação, saúde pública, saúde comunitária e saúde coletiva. Membro do Partenon Literário, da Estância da Poesia Crioula e da Associação de Amigos da Tradição e Folclore. 

Benedito Saldanha - pesquisador e escritor. Criador do Jornal Revolução Cultural e do Sarau com Ritmo. Publicou os livros A Mocidade do Partenon Literário, Laços Eternos e Luciana de Abreu. Idealizador do Concurso Poético Expresso das Letras. É presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Alegre e sócio do atual Partenon Literário.

Jorge Barcellos – pesquisador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde coordena as atividades educativas. Mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Ufrgs. Tem experiência de pesquisa e publicações nas áreas de história, educação e política educacional.

Mais informações no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255): 3220-4187 e 3220-4318, com Jorge.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)  
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)