Municipários reclamam e Caixa aceita negociar
A presidenta da Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Carmem Padilha, apresentou hoje (12/5) aos vereadores as dificuldades que os funcionários municipais estão enfrentando após a venda da folha de pagamento para a Caixa Federal. Segundo ela, a Caixa cobra tarifas abusivas, oferece serviços deficientes e não dialoga com os trabalhadores. Carmem criticou a Prefeitura, que, conforme ela, vendeu a folha para a Caixa por R$ 90 milhões sem consultar os servidores e com a promessa de que parte dos recursos serviria para comprar uma sede própria ao Previmpa. "Passado mais de um ano, a compra não foi feita e milhares de municipários se tornaram clientes forçados da Caixa." As reclamações dos municipários foram apresentadas em audiência pública que reuniu cerca de cem servidores no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal e que foi presidida pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB).
A dirigente do Simpa reconheceu que a legislação federal permite às prefeituras vender suas folhas, o que impede o Simpa de questionar judicialmente o negócio entre a Prefeitura e a Caixa. "Só nos resta, então, negociar com o banco alternativas para equacionar as dificuldades dos trabalhadores." Conforme Carmem, entre as principais queixas dos servidores estão o alto valor das tarifas, atendimento demorado nas agências, panes nos caixas eletrônicos principalmente em dias de pagamento e burocracia excessiva para obtenção de empréstimo consignado. "Queremos pelo menos abrir um canal de negociação com a Caixa", reforçou o vice-presidente do Simpa, Mário Fernando da Silva.
Caixa
O gerente regional de negócios da superintendência da Caixa em Porto Alegre, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt, disse que o banco está aberto para discutir problemas no atendimento. Sobre as tarifas, observou que os valores praticados pela instituição estão de acordo com o mercado. "Os pacotes de tarifas da Caixa variam de R$ 3,35 a R$ 22,00. A concorrência cobra entre R$ 3,50 e R$ 38,00." Conforme ele, cabe a cada servidor avaliar qual dos seis pacotes oferecidos pelo banco melhor se adapta a sua situação financeira.
Em relação à demora no atendimento e a dificuldades para saques em caixas eletrônicos, Pickrodt admitiu que há problemas. "Estamos trocando equipamentos e isso vem causando problemas. Mas já detectamos as dificuldades e estamos tentando resolver." Quanto à exclusividade no empréstimo consignado, disse que a opção está prevista no contrato com a Prefeitura e ressaltou que as taxas cobradas pela Caixa são as menores do mercado.
O gerente regional de negócios da Caixa, Edilson Zanatta, convidou o Simpa a promover, junto com o banco, uma grande campanha de divulgação dos serviços oferecidos pela Caixa. "Queremos mostrar que os servidores têm muito a ganhar sendo clientes da instituição."
Vereadores
O vereador Tessaro espera que o canal aberto hoje entre municipários e Caixa sirva para produzir um diálogo positivo que resulte em ajustes em favor dos servidores. Observou que os assuntos tratados na audiência estão à disposição do Executivo, para que tome conhecimento da situação. A Prefeitura não enviou representante para a audiência.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)