Solene

Músico Antonio Villeroy é o mais novo cidadão de Porto Alegre

Comassetto (e) entrega o título a Villeroy acompanhado de Margarete e Monica Foto: Pedro Revillion
Comassetto (e) entrega o título a Villeroy acompanhado de Margarete e Monica Foto: Pedro Revillion

Natural de São Gabriel, o músico e compositor Antonio Franco Villeroy tornou-se, na noite desta sexta-feira (22/8), o mais novo cidadão honorífico de Porto Alegre. A homenagem, de autoria do vereador Carlos Comassetto (PT), foi concedida no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal e coordenada pela vereadora Margarete Moraes (PT).

Totonho – como é conhecido no mundo artístico gaúcho –, caracteriza-se hoje como um dos mais requisitados compositores da nova geração da música brasileira. Suas canções podem ser ouvidas nas vozes de Maria Bethânia, Ivan Lins, Ana Carolina, Belchior, Paulinho Moska, Luciana Melo, Preta Gil, Paula Lima e Luiza Possi.

Ao conceder o título ao homenageado, Carlos Comassetto (PT) disse que o ato é um reconhecimento ao trabalho que o compositor construiu no país e no exterior, representando a sociedade gaúcha. “Totonho edificou e afirmou a busca de uma expressão cultural que traduzia a cidadania brasileira”, frisou ao lembrar que durante a época de faculdade, na década de 70, o músico já abrilhantava os colegas com suas rodas de violão. “Aceite agora este agradecimento por toda a contribuição e empenho à música da cidade, do Brasil e do mundo”.

Radiante, Antonio agradeceu a homenagem e saudou os amigos e artistas presentes. “Sempre tive muito carinho por Porto Alegre. Contribuí com o crescimento desta capital fazendo música, mostrando meu amor e minha sinceridade”, afirmou ao descrever o início da sua vocação artística pelas ruas da Cidade Baixa. “Agradeço a todos que me ajudaram a escrever esta trajetória”, finalizou sob aplausos.

Margarete Moraes, ao encerrar os trabalhos, elogiou Antonio por sua simplicidade, energia, talento e inquietação. “Sua arte é um misto de ousadia e maturidade. Totonho é um verdadeiro poeta que não teme as palavras. Porto Alegre tem muito orgulho de abraçá-lo”.

Prestigiaram a solenidade, a secretária estadual de Cultura, Mônica Leal, o coordenador de música da Secretaria Municipal de Cultura, Jorge André Brittes, o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Jorge Krieger de Melo, músicos e artistas do cenário gaúcho. A vereadora Maristela Maffei (PCdoB), o deputado federal Germano Bonow (Dem), a ex-deputada estadual Jussara Cony (PCdoB) e o ex-vereador Reginaldo Pujol (Dem) também estiveram presentes.


O artista
Antonio Villeroy tem cinco discos gravados e mais de 200 apresentações na Alemanha, Áustria, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Suíça e França. É idealizador e co-produtor, desde 1996, do Brasil Festival Sud a Sul, considerado o maior evento regular de música brasileira na Europa.

No contexto de trilhas para cinema e televisão, Antonio é autor de inúmeras músicas que se popularizaram através de novelas da TV Globo, como "Garganta" (Andando nas Nuvens), "Tô saindo" (Vila Madalena), "Ela é Bamba" (As Filhas da Mãe), e "Pra Rua me Levar" (América).

É responsável também pelas canções título dos filmes "Sexo, Amor e Traição", em parceria com Eugenio Dale, que obteve o êxito de ser a segunda maior bilheteria do último verão no Brasil, e "Amores Possíveis", em parceria com João Nabuco, longa-metragem que ganhou o prêmio de Melhor Filme Latino-Americano em 2001, no "Sundance Film Festival".

Ester Scotti (reg. prof. 13387)