Orientadores Educacionais pedem concurso público
A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão ordinária desta segunda-feira (10/12), foi ocupada pela Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul. Rosângela Maria Diel lembrou que o Dia Nacional do Orientador Educacional é comemorado em 4 de dezembro. A profissão, como destacou ela, foi criada em 1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.
Segundo Rosângela, os orientadores lutam para que as escolas, estaduais e municipais contratem profissionais que atuem em áreas onde auxiliam o aluno em aspectos sociais, individuais e profissionais: "São verificadas as aptidões, habilidades, qualidades e identificadas as deficiências".
A representante da associação disse faltarem profissionais nas escolas e a solução, segundo ela, seria a abertura de concurso públicos e a contratação nas instituições particulares. Esse educador é fundamental no aprendizado. É ele que orienta e emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia da escola, ressaltou.
Ainda conforme Rosângela, a profissão do orientador educacional está cada vez mais viva graças à articulação da associação que luta pelos direitos e divulga o trabalho realizado pelos orientadores educacionais.
Em nome de suas bancadas falaram os vereadores Professor Garcia (PMDB), Neuza Canabarro (PDT), Margarete Moraes (PT) e João Antonio Dib (PP).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)