Grande Expediente

Orientadores educacionais recebem homenagem

Clarisse (d) recebeu homenagem oferecida pela Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso
Clarisse (d) recebeu homenagem oferecida pela Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta segunda-feira (11/12) homenagem pelo transcurso do 40° aniversário da Associação de Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul (Aoergs). Proposta pela vereadora Manuela d’Ávila (PCdoB), a cerimônia contou com a presença da diretora da associação, Clarissa Maria Aquere Szadkoski.

Manuela reconheceu que, quando era estudante, jamais imaginou que proporia uma homenagem aos orientadores, pois o “SOE” geralmente lembrava uma espécie de punição àqueles alunos que apresentavam algum problema disciplinar. Hoje, observou a vereadora, a visão que tem destes profissionais é positiva, pois os considera mediadores entre professores e alunos na busca pela formação da cidadania dos estudantes. “Quando pensamos a educação como um processo libertador do ser humano, o papel do orientador educacional torna-se fundamental para mudar a sociedade em que vivemos.”

A Associação foi fundada em março de 1966. Em 1969, o RS liderou a criação da federação, em âmbito nacional. Conforme a vereadora, a orientação educacional tornou-se obrigatória a partir de 1971 nos ensinos Fundamental e Médio. “A prática do orientador está vinculada às questões pedagógicas e ao compromisso ético de contribuir na construção de uma escola democrática, reflexiva e cidadã.”

A sessão foi presidida pelo vereador Luiz Braz (PSDB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)